Aluna do Dante participa de novo experimento científico com equipe do Grupo Zenith

Publicado em 30 de junho de 2017 às 17:36
Categorias:

O Dante e outras oito escolas participaram, em 24 de junho, de um evento organizado pela equipe do Zenith, grupo composto por estudantes universitários da área de engenharia aeroespacial. A participação da dantiana faz parte de uma parceria do Colégio com os engenheiros responsáveis por esse grupo e pela missão Garatéa-L, que pretende colocar, nos próximos anos, um experimento científico na órbita da Lua*.

O encontro foi realizado na unidade da Universidade de São Paulo em São Carlos, e a aluna Gabriela Sobrinho Marcondes, que já participou de outras atividades – uma das quais acompanhada e registrada pela TV Globo (clique aqui para conferir a reportagem sobre o experimento científico) –, pôde conhecer os hangares da Engenharia Aeronáutica e assistir às palestras feitas pelos engenheiros Lucas Fonseca e Gustavo Rojas, responsáveis pelo projeto.

Os alunos das instituições também puderam preparar CanSats, latas de bebida adaptadas que se tornam pequenos satélites, que foram integradas a uma sonda lançada do Aeroclube de Itápolis. Assim como na ocasião anterior, Gabriela acoplou sementes de tomate à plataforma com o fim de analisar, futuramente, os possíveis impactos ambientais causados por condições climáticas presentes em altitudes bem distantes da superfície terrestre.

*Conduzida pelo grupo Zenith, a ideia é enviar, em um foguete internacional a ser lançado da Índia, ferramentas com substâncias biológicas para investigar a possibilidade de microrganismos sobreviverem em uma viagem longa – além do trajeto percorrido da Terra até a Lua, o material de pesquisa seguirá na órbita lunar por vários meses.

no images were found