Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube Linkedin
Dante Escuta
Moodle Colégio Dante Alighieri
Home / Banner

Aluna do Dante participa de novo experimento científico com equipe do Grupo Zenith

Imprimir Compartilhar Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus
Em 30 de junho de 2017

O Dante e outras oito escolas participaram, em 24 de junho, de um evento organizado pela equipe do Zenith, grupo composto por estudantes universitários da área de engenharia aeroespacial. A participação da dantiana faz parte de uma parceria do Colégio com os engenheiros responsáveis por esse grupo e pela missão Garatéa-L, que pretende colocar, nos próximos anos, um experimento científico na órbita da Lua*.

O encontro foi realizado na unidade da Universidade de São Paulo em São Carlos, e a aluna Gabriela Sobrinho Marcondes, que já participou de outras atividades – uma das quais acompanhada e registrada pela TV Globo (clique aqui para conferir a reportagem sobre o experimento científico) –, pôde conhecer os hangares da Engenharia Aeronáutica e assistir às palestras feitas pelos engenheiros Lucas Fonseca e Gustavo Rojas, responsáveis pelo projeto.

Os alunos das instituições também puderam preparar CanSats, latas de bebida adaptadas que se tornam pequenos satélites, que foram integradas a uma sonda lançada do Aeroclube de Itápolis. Assim como na ocasião anterior, Gabriela acoplou sementes de tomate à plataforma com o fim de analisar, futuramente, os possíveis impactos ambientais causados por condições climáticas presentes em altitudes bem distantes da superfície terrestre.

*Conduzida pelo grupo Zenith, a ideia é enviar, em um foguete internacional a ser lançado da Índia, ferramentas com substâncias biológicas para investigar a possibilidade de microrganismos sobreviverem em uma viagem longa – além do trajeto percorrido da Terra até a Lua, o material de pesquisa seguirá na órbita lunar por vários meses.

Categorias: Banner
error: Conteúdo protegido!!