Dantiana vai para a final em Olimpíada de Química

Publicado em 4 de junho de 2014 às 18:58

A aluna do Colégio Dante Alighieri Giulia Maria Ramella, da 2ª série do Ensino Médio, classificou-se para a etapa final da Olimpíada de Química SP-2014. Essa fase será realizada em 7 de junho. Para conquistar a vaga, ela produziu, no fim de 2013, uma redação sobre o tema “Laboratórios Químicos Espaciais: como funcionam e para que servem?”, tarefa exigida nessa etapa classificatória. O texto de Giulia foi selecionado entre os 100 melhores por uma banca de doutores em Química, seleção que obedeceu à divisão do grupo em duas categorias (50 alunos da 2ª série e 50 da 3ª).

Ao todo, aproximadamente 150 pessoas participarão da próxima etapa da Olimpíada, já que os demais alunos obtiveram vaga pelo desempenho como treineiros da Fuvest-2014 e pela classificação no Torneio Virtual de Química, realizada na Unicamp, e na Olimpíada Regional de Química, organizada em Ribeirão Preto. Desse total, 50 concorrentes receberão medalhas e prêmios e serão classificados para a Olimpíada Brasileira de Química (25 alunos da2ª série e 25 da 3ª série). Os alunos que competirão na categoria mais jovem (aqueles que participaram da primeira etapa na 1ª série do Ensino Médio e, em 2014, estão na 2ª série), entre os quais Giulia, poderão se classificar, posteriormente, para a Olimpíada Internacional de Química.

Mais informações sobre o funcionamento da OQSP-2014 podem ser encontradas no site do evento. Confira a orientação dada pela comissão organizadora para a produção da redação, a fim de contextualizar e estimular a análise sobre a importância do uso dos laboratórios químicos especiais:

A humanidade, desde sempre, observa o céu, procurando entender a origem e o movimento dos astros, e há um século e meio aprendeu a extrair dos espectros da radiação captada informações sobre sua composição química, desencadeando o desenvolvimento da Astroquímica. A análise química mais completa de amostras extraterrestres estaria ainda hoje restrita aos meteoritos, às rochas trazidas pelas expedições à lua e à poeira capturada da cauda de cometas, não fosse a impressionante evolução dos laboratórios químicos instalados em naves e robôs remetidos ao espaço e a outros planetas, por meio de foguetes químicos. O tema de redação da OQSP-2014, “Laboratórios Químicos Espaciais: como funcionam e para que servem?”, remete, pois, à pesquisa, estudo, discussão e elaboração de texto sobre estes laboratórios, especialmente: princípios e aplicações das técnicas de análise físico-química compatíveis (poderosas, leves e robustas), experimentos que permitem executar, informações já transmitidas à terra, sua interpretação e importância científica, limitações atuais e perspectivas.