Dante produz álbum de fotos de famílias tradicionais

Publicado em 30 de novembro de 2012 às 15:32

É difícil dizer quantas famílias tornaram-se tradicionais participantes da comunidade do Colégio Dante Alighieri no decorrer dos 101 anos da instituição. Mas, representando o todo, mais de 60 delas participaram da nova publicação da Escola: o álbum ‘2012 – O alvorecer do segundo centenário’, lançado na noite de 26 de novembro.

O projeto consiste em relatos de dezenas de famílias ligadas ao Colégio Dante Alighieri, entre as quais algumas presentes na comunidade há várias décadas. Por meio de fotografias e textos, as famílias relatam a influência que a Escola teve sobre elas e a importância desse legado.

“A ideia de produzir esse álbum surgiu durante as reuniões da Comissão do Centenário, quando pensamos em colher depoimentos de famílias fortemente ligadas ao Dante. Posteriormente, sugeriram a adição de elementos fotográficos que colaboram com a contextualização dos momentos abordados e do amor que as pessoas têm pelo Colégio”, relatou a coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa, profª Maria Cleire Cordeiro, que tomou frente na elaboração do projeto.

A professora destacou que o Colégio recebeu até depoimentos manuscritos para a criação do álbum. “Algo lindo de se ver em dias nos quais seria mais fácil enviar um e-mail”, confessou. Ela também explicou que o foco do projeto é preservar a memória da Instituição e das pessoas que passaram por aqui. “Sem preservar o passado, não podemos construir um bom presente e futuro. Essas famílias demonstraram, em seus relatos, quão importante, respeitado e amado é o Dante”.

A orientadora educacional profª Munira Salomão foi homenageada no evento e recebeu uma dedicatória no álbum por seu desempenho no contato com grande parte das famílias para a coleta de informações. O Colégio produziu mil exemplares do álbum, que serão distribuídos entre as famílias presentes na publicação. Uma cópia ficará disponível na biblioteca.