8º ano visita exposição “Visões na Coleção Ludwig”

Publicado em 26 de março de 2014 às 19:54

Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dante Alighieri tiveram a oportunidade de conhecer, em março, parte do acervo de arte de Peter e Irene Ludwig. Para tanto, os dantianos visitaram a exposição “Visões na Coleção Ludwig”, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Em 20 de março, 21 alunos visitaram a mostra. Quatro dias depois, outros 45 dantianos do 8º ano viram ao vivo as obras que estudarão neste ano.

“Nesta exposição, há obras de vários artistas que serão estudados pelos alunos neste ano por meio do livro ‘No tempo de Warhol’. No 8º ano, eles estudam expressionismo abstrato, pop art, neo-expressionismo, realismo americano. E para ilustrar o assunto estudado, não tem nada melhor que ver a obra original do artista”, explicou Valéria Paula Leite, professora de Arte que acompanhou os alunos na exposição.

As obras do acervo Ludwig estão espalhadas por 14 instituições pelo mundo. As peças presentes na mostra “Visões” vieram do Museu Russo de São Petesburgo. Entre elas, há trabalhos de Pablo Picasso, Roy Lichtesnstein, George Segal, Robert Rauschenberg, Jean Michel Basquiat, Andy Warhol, Jasper Johns, Jorg Immendorf e Anselmo Kiefer, entre outros.

Na mostra, os alunos do Dante receberam explicações de monitores. Assim, os dantianos ficaram sabendo, por exemplo, que como critério para adquirir uma obra de arte, os Ludwig consideravam se a peça era o reflexo de uma geração. Dessa forma, por exemplo, o casal foi responsável por levar a pop art para a Europa.

“Achei a exposição muito legal, principalmente o autorretrato do russo (“Tríptico No. 14 Autorretrato”, feito por Vladimir Yankilevsky, em 1987), pois mostra como uma pessoa se retrata mesmo sem mostrar o rosto”, afirmou o aluno Arnaldo Donardi Maçula, do 8º ano G.