6º e 7º ano participam de oficina de narrativa

Publicado em 25 de março de 2014 às 19:24

Alunos do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dante Alighieri participaram da oficina “Criando histórias: o prazer de produzir narrativas”, em 20 de março. A atividade, de caráter opcional, foi promovida pelo Departamento de Língua Portuguesa.

Coube ao professor Waldnylson Martiniano da Mata ministrar a oficina, na qual os alunos assistiram ao filme “Como treinar o seu dragão” e desenvolveram diversas atividades para aprimorar o talento narrativo.

Entre outros exercícios, os alunos fizeram um levantamento de personagens, coletaram informações das cenas e, a partir de uma sequência de ações do filme apontada pelo professor, criaram seus próprios textos.

“Com essa atividade, esperamos que eles [os alunos] melhorem suas produções escritas, fazendo um planejamento mais consciente e tornando-se autores críticos da narrativa”, explicou o professor Waldnylson, tendo sua ideia corroborada pela professora Maria Cleire Cordeiro, coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa. “Procuramos incrementar os elementos da narrativa. Assim, o aluno pode fugir do mero relato e enriquecer a narrativa”, disse.

A aluna Maria Guimarães Dias Cabreiro, do 6º ano I, foi uma das participantes da oficina. “Gosto muito de escrever textos. Espero melhorar minha escrita e ter mais ideias”, disse a estudante.