4os anos do Ensino Fundamental visitam o Pateo do Collegio

Publicado em 25 de março de 2011 às 12:56

Os alunos dos 4os anos do Ensino Fundamental foram ao Pateo do Collegio, berço da cidade de São Paulo, entre os dias 24 de março e 1º de abril, para conhecer o Museu José de Anchieta e aprofundar conhecimentos a respeito da história da cidade.

O espaço, um marco do início da colonização portuguesa nas terras brasileiras, contém um acervo de objetos religiosos que revelam o processo de catequização dos índios praticado pelos jesuítas, missionários portugueses aqui enviados sob as ordens da Companhia de Jesus. Entre outras curiosidades do Museu destaca-se a cripta, morada final de alguns desses missionários, onde estão expostas reminiscências de construções seculares e outros itens raros.

De acordo com a professora Vânia Barone, coordenadora dos 2os aos 5os anos do Ensino Fundamental, a visita ao local faz com que os alunos analisem a história paulistana.

“Para esse passeio, tivemos uma equipe especializada de monitoria que acompanhou os grupos durante todo o percurso, fazendo comparações históricas a respeito do desenvolvimento da cidade, mostrando como São Paulo cresceu e foi se transformando. Como excursão realizada anualmente, ela amplia bastante o conteúdo visto em sala de aula”, comentou a professora.