3º ano passeia de trem e visita Bosque dos Jequitibás

Publicado em 26 de novembro de 2013 às 14:24

O 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dante Alighieri fez, em novembro, um passeio em um trem maria-fumaça em Campinas. Na cidade, os estudantes visitaram também o Bosque dos Jequitibás.

O passeio de maria-fumaça cumpriu a parte histórica da atividade. No meio de transporte, pouco utilizado atualmente, os alunos se locomoveram por uma estrada de ferro construída no auge da produção do café.

Os alunos receberam explicações sobre o funcionamento da locomotiva, além de um panorama histórico da estrada de ferro e curiosidades sobre a época do auge do café.

Já no Bosque dos Jequitibás, os alunos puderam conferir um pequeno zoológico, fontes de água potável e trechos de reserva florestal.

Em complemento aos temas estudados na unidade “Animal”, os alunos fizeram observações relacionadas à cadeia alimentar, às características de cada espécie, ao habitat etc.

“Os alunos visitaram o Bosque dos Jequitibás e viram a diferença entre o meio rural e o urbano. E, na parte histórica do passeio, puderam conhecer um meio de transporte antigo, andando de maria-fumaça”, explicou a professora Symone Oliveira, coordenadora do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.