3º ano do Dante visita tribo indígena na Toca da Raposa

Publicado em 4 de maio de 2015 às 9:39

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental visitaram, nos dias 23 e 24 de abril, a Toca da Raposa, reserva ambiental localizada em Juquitiba, São Paulo. Nela, acompanharam de perto a rotina dos kuikuros, umas das tribos indígenas do Alto Xingu, e tiveram a oportunidade de conhecer um pouco de sua cultura.

O passeio na reserva teve início com uma exposição do cacique da tribo, que deu uma breve explicação dos costumes do seu povo. Na sequência, os kuikuros realizaram uma apresentação de dança, da qual as crianças foram também convidadas a participar. Além disso, mostraram como é feita a luta indígena, cuja representação, realizada por crianças da tribo, contou igualmente com a participação de alguns alunos.

Em seguida, os estudantes visitaram a oca e a cozinha da tribo, onde experimentaram o biju, um prato característico indígena à base de massa de mandioca e acompanhado de peixe. Eles também tiveram uma breve explicação das flechas e instrumentos utilizados pelos indígenas no seu dia a dia.

À tarde, os alunos puderam treinar a prática de arco e flecha, praticar arborismo e participar de uma oficina de construção de colares e pintura indígena. Por fim, visitaram uma loja com artigos como flechas, brincos e redes, tudo produzido pelos próprios índios.

“Nós fazemos estas visitas de acordo com o conteúdo que está sendo visto em sala de aula”, explicou a professora Symone Oliveira, coordenadora do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Segundo ela, o 3º ano está descobrindo diferentes costumes e ambientes sociais, como o indígena, daí a importância do passeio. “Eles acabam vendo de perto o que estão estudando no colégio”, completou.

no images were found