3ª série do EM assiste a módulo sobre cinética química

Publicado em 27 de maio de 2014 às 11:54

O Departamento de Química do Colégio Dante Alighieri ofereceu aos alunos da 3ª série do Ensino Médio o módulo “Cinética Química”, realizado em duas partes, respectivamente, em 14 e 21 de maio.

A partir da proposta e da organização da professora Clemance Maria Alves dos Santos, coordenadora do Departamento de Química, as professoras Celeste Tereza Corrêa Abuchacra e Sandra Misceli S. Cintra desenvolveram o módulo. Celeste, com o auxílio da professora Mariana Martins Pellegrini, ministrou as duas aulas.

O tema do módulo integra o estudo da Físico-Química e está relacionado às velocidades das reações químicas. “O módulo teve o objetivo de mostrar aos alunos como são medidas as velocidades das reações irreversíveis, fazendo com que eles trabalhassem com medidas quantitativas, o que não é comum na maioria das experiências de laboratório. As determinações de quantidade de substâncias ao longo de um período de tempo levam ao valor das velocidades das transformações”, afirmou a professora Celeste.

No primeiro dia, os alunos fizeram dois experimentos: em um deles, mediu-se a velocidade da reação de modo indireto, por meio do deslocamento de volume de água causado pelo gás formado na reação. Posteriormente, na outra experiência, efetuaram a medida direta da alteração de massa de um metal ao longo do tempo quando este reage com um ácido.

De acordo com a professora Celeste, os alunos fizeram cálculos e puderam determinar a velocidade média das reações estudadas, além de verem o conceito de velocidade instantânea.

No segundo dia de módulo, foi explicado aos alunos que, a medir por sua velocidade, as reações são consideradas instantâneas, moderadas ou lentas. Dessa forma, alterando-se alguns fatores físicos, elas podem ter sua classificação modificada (por exemplo, de lenta pode passar para moderada).

“Os alunos fizeram experimentos em que cada um dos fatores físicos pôde ser verificado. Ou seja, viram como a concentração dos reagentes, a temperatura, a superfície de contato e o catalisador podem alterar essas velocidades”, explicou a professora Celeste. “Os estudantes ainda aplicaram o conhecimento adquirido na resolução de exercícios referentes ao assunto, tendo como base o conteúdo exigido pelos diferentes tipos de vestibular”, completou.