3ª série assiste a módulo sobre lançamento oblíquo

Publicado em 4 de setembro de 2014 às 20:24

Os alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri tiveram a chance de participar, nos meses de agosto e setembro, do módulo “Lançamento oblíquo”, realizado pelo Departamento de Física. O professor Joaquim Carlos de Arruda Júnior foi o responsável por comandar a atividade, ministrada em dois dias para cada turma de 16 estudantes.

“Nos módulos do nosso departamento, procuramos pontuar os tópicos mais relevantes de assuntos da Física. Falamos das questões que têm mais chances de cair nos vestibulares”, afirmou o professor Joaquim, com a experiência de quem elabora perguntas para provas seletivas de diversas universidades. “Lançamento oblíquo é um assunto muito cobrado nos vestibulares. E, como os alunos estudaram esse tema ainda na 1ª série do Ensino Médio, achamos importante relembrá-lo”, completou.

O módulo foi ministrado para duas turmas. A primeira teve aulas em 13 e 20 de agosto, enquanto o segundo grupo participou das atividades em 27 de agosto e 3 de setembro. No encontro inicial, os alunos trabalharam conceitos por meio de demonstrações e experimentações. “Isso é importante porque, cada vez mais, os vestibulares vêm cobrando a aplicação da física no mundo real. Por isso são importantes as experimentações que fazemos com todos os recursos disponibilizados pelo laboratório do Dante. Aliás, são poucas as escolas que têm um laboratório como esse”, explicou o professor Joaquim. “O segundo dia de módulo foi dedicado à resolução de exercícios”, concluiu.

Para o professor Joaquim, os módulos são atividades importantes para potencializar o aprendizado. “O módulo é um momento ímpar, pois o aluno comparece opcionalmente. Ou seja, ele é motivado pelo interesse. Assim, há bastante participação dos estudantes. No fim da aula, o professor fica feliz, pois vê que seu trabalho está surtindo efeito”, afirmou, já planejando os módulos com o tema “Óptica” que serão realizados em setembro.