2ª série visita centro de coleta e compostagem do Dante

Publicado em 29 de abril de 2015 às 14:46

Como forma de entender a importância do controle de resíduos em nossas vidas, os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri visitaram, no início de abril, o complexo de educação ambiental da escola, no qual conduzido o projeto de coleta seletiva e de compostagem.

Acompanhados por Joaquim Félix Neto – gerente de Almoxarifado e Patrimônio e responsável pelos projetos ambientais – os estudantes conheceram o trabalho de compostagem do Colégio, processo de transformação de resíduos orgânicos em substâncias ricas em nutrientes. Diariamente, são produzidos cerca de 300 kg de resíduos no Dante e, por isso, a importância de uma iniciativa como essa.

Focados no aspecto prático da atividade, os alunos montaram um dos três métodos de compostagem utilizados – a verme compostagem –, na qual observaram o resíduo orgânico, pegaram as minhocas que seriam utilizadas no processo e acompanharam o funcionamento do aparelho. Em seguida, visitaram as instalações onde é feita a coleta seletiva. Gilberto Donizeti, auxiliar de limpeza, mostrou aos jovens como são feitas a coleta e separação dos resíduos produzidos no Colégio.

De acordo com Joaquim, essa visita tem o propósito de mostrar aos alunos a importância do controle dos resíduos domésticos para evitar problemas futuros. “Não existe simplesmente jogar fora. Quando tiramos nossos resíduos e colocamos na rua, ele apenas some da nossa vista, mas continua existindo. Se ele não for bem tratado, com certeza trará problemas futuros, como o risco de enchentes e a propagação de epidemias, como a dengue.”

no images were found