1º ano visita Espaço Sítio do Pica-Pau Amarelo

Publicado em 6 de novembro de 2013 às 12:25

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dante Alighieri entraram, efetivamente, em contato com o universo das histórias do escritor Monteiro Lobato. Entre 28 e 31 de outubro, as turmas dessa série visitaram o Espaço Temático Sítio do Pica-Pau Amarelo, em Mairiporã.

O local apresenta várias estações com temáticas referentes às obras e personagens de Monteiro Lobato, tais como Teatro (Pocket Show); Museu de Lobato; Biblioteca; Videoteca; Gibiteca; Sala da Canastrinha (Reino Encantado); Sala das Invenções (Reino Encantado); Sala das Sensações (Reino Encantado); Casa da Dona Benta; Cozinha da Tia Nastácia; Cabana do Tio Barnabé, entre outros.

Em cada estação temática, as crianças participaram de atividades didáticas, interagindo com monitores e atores. Assim, vivenciaram as histórias do “Sítio do Pica-Pau-Amarelo”.

“Os alunos já trabalharam os personagens de Monteiro Lobato em sala. Então, eles vão ao Sítio e têm um maior contato com as obras. As várias estações temáticas são diferentes formas de transmissão de cultura, como teatro e gibiteca. Além disso, eles fazem um passeio no sítio e conhecem a vida rural”, explicou a professora Angela de Cillo Martins, coordenadora da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental.

A professora também destacou que, após a visita, as crianças realizaram atividades relacionadas ao assunto. “Eles [alunos] foram até a biblioteca procurar os livros de Monteiro Lobato. Em seguida, em uma atividade de escrita espontânea, as crianças contaram como foi o passeio escrevendo da forma que sabem até o momento. Ainda no Sítio, eles receberam uma receita de biscoito da Tia Nastácia, que colaram no portfólio. Depois, eles fizeram esse biscoito”, contou.