1ª série participa do projeto Enigmas dissertativos

Publicado em 11 de junho de 2014 às 20:09

A fim de trabalhar de forma lúdica o conteúdo sobre textos dissertativos-argumentativos para a 1ª série do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri, a professora Jacqueline Lara Justo de Pinho, do Departamento de Língua Portuguesa, buscou uma parceria com o Departamento de Tecnologia Educacional para realizar o projeto “Enigmas dissertativos”.

Nessa atividade – cuja primeira parte foi realizada em 2 de junho –, os organizadores dispuseram 7 imagens nas paredes do pátio do Colégio, formando um circuito. Utilizando o aplicativo Aurasma (presente em seus tablets), os alunos enquadravam uma dessas imagens, que, por sua vez, gerava um enigma. A resposta à questão levava os dantianos a outra figura, até que fosse completado o circuito.

Em um segundo momento, os alunos se dirigiram à sala 52 (de Robótica) do edifício Leonardo, onde, usando o aplicativo Padlet (cuja interface simula um mural), justificaram, por meio de textos dissertativos-argumentativos, as respostas dadas aos enigmas.

Segundo a professora Solange Giardino, do Departamento de Tecnologia Educacional, e responsável pela parte logística da atividade, “os enigmas foram uma motivação para a construção do texto dissertativo-argumentativo”. A professora Jacqueline Lara completou o raciocínio.

“Geralmente, é difícil para os alunos entenderem o que é um texto dissertativo-argumentativo. Então, pensei em uma forma para tornar mais fácil o aprendizado. Na atividade, quando os alunos escrevessem a resposta, essa seria um texto dissertativo-argumentativo, pois os estudantes teriam que elencar e justificar os motivos que os levaram a chegar àquela resolução. Intuitivamente, eles escreveriam um texto dissertativo-argumentativo”, explicou a professora Jacqueline.

Na próxima etapa da atividade, a professora irá abrir o aplicativo Padlet em sala de aula e analisar, juntamente com os alunos, algumas das respostas produzidas por eles, mostrando as características de um texto dissertativo-argumentativo.

Uso da tecnologia

Esta é a sétima atividade que a professora Jacqueline realiza em parceria com o Departamento de Tecnologia neste ano. A docente destaca o fato de sempre buscar recursos para tornar a aula mais atrativa. “Busco formas para deixar o conteúdo mais atrativo e dinâmico e fazer o aluno se interessar por ele. Acho importante sair daquele modelo de só ficar falando para os alunos. Então, tento usar ferramentas para que o estudante se torne mais autônomo. Acaba sendo divertido, e os alunos adoram”, explicou Jacqueline, destacando a importância do auxílio dado pela professora Solange Giardino na realização das atividades.