Professores são recepcionados com diversas atividades

Publicado em 26 de janeiro de 2015 às 13:13
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O Colégio Dante Alighieri preparou várias atividades para recepcionar seus professores na volta aos trabalhos para o primeiro semestre de 2015. Reuniões, palestras e encontros para planejamento foram algumas das ações organizadas pela Diretoria Pedagógica.

Em 20 de janeiro, os professores tomaram um café da manhã no pátio do edifício Michelangelo antes de se dirigirem ao auditório Miro Noschese, onde foram oficialmente recepcionados. A professora Silvana Leporace, diretora-geral pedagógica, abriu o evento e, em seguida, chamou ao palco o presidente do Colégio, dr. José Luiz Farina. Em seu discurso, ele ressaltou o amor que tem pela instituição e pediu a colaboração de todos os professores para, juntos, fazerem o Dante melhorar cada dia mais.

Responsável pela condução do encontro, a professora Silvana abordou o Projeto Político Pedagógico (PPP) do Dante, desenvolvido ao longo de 2014. Ela apresentou e explicou Missão, Visão, Princípios e Valores do Colégio, bem como seus eixos estruturantes. A diretora-geral pedagógica ressaltou a ideia de promover uma integração vertical e horizontal na Escola.

Mudanças no organograma

Para atingir esse objetivo, o Colégio realizou mudanças em seu organograma – e essas alterações foram apresentadas pela profª. Silvana no primeiro encontro do ano. A professora Sandra Tonidandel, coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia e do programa Cientista Aprendiz, assumiu também a nova função de coordenadora-geral pedagógica.

“A função do coordenador-geral é uma resposta do Projeto Político Pedagógico a uma necessidade de uma maior integração no Colégio”, explicou a professora Sandra. “Sempre vejo, no Dante, vários trabalhos maravilhosos, mas que, às vezes, fecham-se em si mesmos. A ideia é integrá-los”, afirmou, destacando os principais pontos de seu trabalho: integração curricular vertical e horizontal; concepção de ensino e aprendizagem em harmonia com o PPP; projetos inter e multidisciplinares; planejamento e concepções de avaliações.

Segundo a professora Sandra, para conseguir prestigiar todos os pontos planejados serão necessários articulação, formação e transformação; propostas curriculares integradas vertical e horizontalmente; trabalho mediado e integrado com o coordenador de cada departamento; implantação e avaliação do PPP no currículo. “Nosso objetivo central é construir um trabalho colaborativo na coordenação pedagógica. Buscaremos criar processos direcionados para a obtenção de excelência acadêmica dos alunos – ou seja, se eles estiverem felizes e obtendo bons resultados, quer dizer que estamos no caminho certo”, concluiu.

Outra novidade no organograma dantiano foi a integração dos departamentos de Tecnologia da Informação (TI) e de Tecnologia Educacional (TE). Ambos agora são comandados pela profª. Valdenice Minatel, coordenadora-geral de Tecnologia, com o auxílio do professor Daniel Arndt Alves, assistente de TI, e da profª. Verônica Cannatá, assistente de TE.

“Quanto mais tecnologia tivermos à nossa disposição, mais humanos teremos que ser. No Dante, a tecnologia sempre estará a serviço do Pedagógico”, explicou a professora Valdenice em sua fala na recepção aos professores. A coordenadora apontou também que trabalhará para a convergência da tecnologia móvel no Dante. Tanto que os alunos de 6º a 8º ano do Ensino Fundamental passarão a trabalhar com essa tecnologia móvel em sala de aula. Outro ponto destacado pela professora foi o desenvolvimento do ensino híbrido no Dante (ver abaixo).

Apresentação dos novos professores

O primeiro encontro do ano também serviu para apresentação dos novos professores do Colégio. Coube aos seguintes coordenadores chamarem ao palco os docentes recém-chegados aos seus respectivos departamentos: Angela de Cillo Martins (Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental); Symone Oliveira (2º ao 5º ano do Ensino Fundamental); Sandra Tonidandel (Departamento de Ciências da Natureza e Biologia); Marília Briza Negrini (Departamento de Inglês), Maria Cleire Cordeiro (Departamento de Língua Portuguesa); Angela Angoretto (Departamento de Italiano e responsável pelo Currículo Italiano, que será implantado no Dante em 2015); João Rafael Ranieri (Academia dos funcionários do Dante); Valdenice Minatel (coordenadora-geral de Tecnologia); Carlos Roberto Diago (Departamento de História, Sociologia e Filosofia); Rossella Beer (Dante High School). Também subiu ao palco para a apresentação dos novos professores a docente Gladys Canale Stoianov, que assume a coordenação do Departamento de Matemática no lugar de Renato Dalla – isso porque o professor optou por se dedicar mais às aulas no Colégio.

No fim da palestra, a professora Silvana avisou que, durante o ano, os professores passarão por cursos de atualização e capacitação. A diretora-geral pedagógica ainda destacou que o VII Congresso ICLOC de práticas na sala de aula será realizado no Dante, evento para o qual pediu que os docentes desenvolvessem seus próprios trabalhos.

Ensino híbrido

Nos dias 21,22 e 23 de janeiro, o Colégio deu sequência às atividades para os professores. Cabe destacar a palestra sobre ensino híbrido (“blended learning”) proferida em 22 de janeiro pela professora Lilian Bacich, consultora do Instituto Penninsula, que, juntamente com a Fundação Lemann, tem desenvolvido trabalhos sobre o tema.

A professora Silvana Leporace iniciou o evento explicando qual a intenção do Colégio ao falar de ensino híbrido. “Estamos trazendo essas inovações ao Dante para serem pensadas e avaliarmos como podemos aplicá-las na Escola”, disse, passando a palavra, na sequência, para a profª. Lilian.

A palestrante ressaltou que o ensino híbrido apresenta inúmeras práticas já consagradas na pedagogia, com a diferença de que elas passam a ser integradas à tecnologia. Segundo Lilian, uma das novidades é a personalização do processo educativo, buscando facilitar e complementar o aprendizado, além de incentivar o protagonismo estudantil.

Ao definir ensino híbrido, a profª. Lilian disse que ele consiste no ensino on-line integrado ao presencial. Em seguida, ela apresentou aos professores dantianos os modelos de “blended learning”: Rotacional, Flex, À La Carte e Virtual Aprimorado. No primeiro (Rotacional), em um curso ou componente curricular, os alunos se revezam na realização de atividades (por exemplo, alguns trabalham com textos no papel, enquanto outros assistem a um vídeo no tablet). Possui os seguintes subtipos: rotação por estações (alunos em diferentes plataformas, mas de forma integrada); rotação individual (aluno cumpre uma agenda de tarefas; cada estudante segue seu roteiro); sala de aula invertida (realiza-se uma prática inicial para motivar o aluno a realizar suas pesquisas em casa e, depois, discutir o tema em sala de aula); e laboratório rotacional (rodízio entre a sala de aula e o laboratório de informática).

No modelo Flex, os alunos se distribuem de acordo com as tarefas que têm que cumprir, tendo uma agenda flexível. No À La Carte, estudantes cursam disciplinas totalmente on-line. Por fim, no Virtual Aprimorado, o curso também é on-line e o aluno comparece uma vez por semana na escola para falar com o professor.

Na parte final da palestra, Lilian falou sobre o Grupo para Experimentações em Modelos Híbridos, núcleo de estudo criado pela Fundação Lemann e pelo Instituto Península. Composto por 16 professores de diferentes escolas públicas e particulares de quatro estados do Brasil (MG, SP, RJ e RS), o projeto procura estudar os impactos gerados na aprendizagem pelo Ensino Híbrido (“blended learning”). A professora Verônica Cannatá, assistente de TE do Dante, foi uma das integrantes do grupo.

Segundo Lilian, o núcleo de estudos procurou abranger os seguintes pontos: mudanças nas estratégias de confecção de aulas; dar repertório ao professor (proporcionando-lhe ferramentas e promovendo troca de experiências); refletir sobre a postura do docente; observar a experiência do aluno no uso da tecnologia e envolver a escola. Para ilustrar os resultados, a palestrante exibiu um vídeo com depoimentos de professores participantes do grupo.

Por fim, Lilian respondeu a algumas perguntas dos professores do Dante. Além disso, ela criou um bate-papo para o qual, durante uma semana, os docentes poderão enviar questões e impressões sobre o tema.

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