Dante elabora declaração de valores institucionais

Publicado em 17 de setembro de 2014 às 15:29

O Colégio Dante Alighieri apresentou, no início do segundo semestre, uma declaração contendo as referências de “Missão, Visão, Princípios e Valores” da instituição. A proposta é expor aos professores, de modo sucinto, o posicionamento da instituição sobre vários assuntos, como destacado no plano político-pedagógico do Dante, documento que, atualizado anualmente, define as metas e os propósitos do Colégio.

A declaração foi elaborada pelo Núcleo de Proposições Educacionais (NuPE). Entretanto, segundo a diretora-geral pedagógica, professora Silvana Leporace, essas diretrizes sempre estiveram presentes na atuação do Colégio. “Ocorre que, dessa vez, quisemos levar a mensagem mais diretamente a todos os professores, na intenção de mostrar que há um esforço conjunto para seguirmos com um trabalho que resulta em impactos positivos à sociedade”, afirmou.

Entre as proposições elencadas pelo NuPE, a Missão traz a seguinte definição: “Promover o desenvolvimento humano de nossos alunos, alicerçado em uma base científica e humanística de excelência, preparando-os para atuarem com responsabilidade em uma sociedade de rápidas mudanças e construírem um mundo melhor e mais justo.”

A Visão é outro termo da declaração, cuja proposta é: “Ser uma escola de referência pela alta qualidade na educação, aliando os melhores valores da tradição e da contemporaneidade, e integrando o uso e o desenvolvimento de recursos tecnológicos.”

Os Princípios e Valores constituem os demais itens estabelecidos, que aparecem assim enunciados: respeito, alteridade, responsabilidade, colaboração, pioneirismo, inovação, ética, excelência e internacionalização.