Ziraldo recebe homenagem de alunos do Dante em comemoração aos 80 anos

Publicado em 3 de outubro de 2012 às 13:05

O Colégio Dante Alighieri recebeu, no dia 2 de outubro, uma figura especial que comemorará 80 anos de vida em 24 de outubro de 2012: Ziraldo, autor de “Menino Maluquinho”, “Os Meninos de Marte”, “Os Meninos Morenos” e “Flicts”, entre outros.

Alunos do Maternal, do 2º, do 3º ano e do 6º ano do Ensino Fundamental se encontraram com Ziraldo no pátio do edifício Michelangelo para realizar diversas homenagens. No espaço, havia um “bolo” gigante com imagens de diversas obras do autor, além de um cavalete com folhas em branco. Como era de se esperar, Ziraldo desenhou várias vezes no decorrer do dia. E pediu ajuda a alunos que sabiam ou aprenderam a fazer o Menino Maluquinho, figura emblemática de um garoto com uma panela na cabeça.

As homenagens incluíram cantorias desejando um feliz aniversário, acompanhadas de bandeiras personalizadas com o nome do autor, e presentes na forma de produções artesanais dos alunos, como livros e marca-páginas com fotos e dizeres de Ziraldo. O artista reforçou, durante os encontros, a importância da leitura. “Espero que vocês leiam muito, pois só a leitura desperta a curiosidade. Vocês contam com tecnologias que oferecem qualquer informação de que precisam, algo bem diferente do que havia em minha época, mas só aproveitarão bem essas novidades se lerem muito, forem curiosos e souberem o que perguntar.”

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental estudaram o livro “Meninos Morenos”, uma das obras de que Ziraldo mais gosta. “Trabalhamos ‘Meninos Morenos’, acima de tudo, para homenageá-lo e mostrar que nós também sentimos o que ele sente pelo livro”, explicou a coordenadora do Departamento de Língua Portuguesa do Colégio, profª Maria Cleire Cordeiro. “Eles também produziram marca-páginas e poemas sobre a infância, e ele, grande incentivador da poesia, adorou.”

“O mais importante de ele estar aqui é oferecer essa referência de ser humano que ele é: generoso e gentil. Conhecer o autor e vê-lo de perto é de grande valia aos alunos, que se lembrarão desse momento para sempre”, afirmou a professora Maria Cleire. Enquanto tirava fotos com os alunos, Ziraldo deu o maior exemplo de que essas ocasiões realmente são memoráveis. “Esses momentos são inesquecíveis, e as fotografias sempre ajudarão na memória. Até hoje tenho uma foto que tirei quando criança junto a Monteiro Lobato.”

A coordenadora do Maternal ao 1º ano do Ensino Fundamental, profª Angela Martins, explicou que os alunos do Maternal I trabalharam com seis obras de Ziraldo: “Os dez amigos”, “O bichinho da maçã”, “Rolim”, “Pelegrino e Petrônio”, “Flicts” e “O joelho Juvenal”. “Cada uma dessas obras foi utilizada por uma das salas, sendo que a sétima turma realizou trabalhos focando os 80 anos do Ziraldo”, explicou a professora. Os alunos também fizeram coletes customizados e produziram cartazes com referências aos trabalhos dele.

A professora Angela destacou a importância de receber Ziraldo, pois, até então, “o conhecimento dos alunos sobre ele era abstrato”. “Queríamos que eles vissem que o Ziraldo é uma pessoa de verdade. Tanto que as crianças, cada vez que ficavam perto dele, começavam a cutucá-lo e a mexer em suas meias”, explicou.

No caso dos alunos do 2º e do 3º ano, eles leram, respectivamente, as obras “Flicts” e “Meninos de Marte”. De acordo com a coordenadora do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, profª Vânia Barone, tanto os alunos quanto o autor se divertiram no decorrer do dia. “Ele foi muito simpático e desceu à altura das crianças. Os alunos puderam perceber que o escritor é uma pessoa comum, que gosta de escrever, e que futuramente um deles poderá ser o novo Ziraldo”, afirmou. “Foi um dia muito especial para os alunos, e temos certeza que também foi prazeroso para o Ziraldo, que interagiu muito e se emocionou com as homenagens e presentes.”

A bibliotecária-chefe do Colégio, Marilda Ogata Mitsui, partilha do sentimento das professoras sobre a vinda de Ziraldo. “Os encontros foram maravilhosos, e foi muito gratificante ver a alegria de todos que participaram e comemoraram”, afirmou. Ela explicou que, sempre que possível, o Colégio traz autores de obras adotadas nos estudos para haver uma aproximação com os estudantes. “É fundamental, para a criança, ter esse contato com o escritor. Os alunos precisam viver esse momento sempre que possível, e o Ziraldo, uma pessoa tão especial, também falou diversas vezes que adorou ter vindo ao Colégio”, concluiu.