VocalDante se apresenta para comemorar seus 16 anos

Publicado em 6 de junho de 2014 às 18:50

O VocalDante, coral formado por membros da comunidade do Colégio Dante Alighieri, realizou uma apresentação especial em 31 de maio, no auditório Miro Noschese. No espetáculo “Sweet Sixteen” (nome que se refere à festa americana em que as garotas comemoram a chegada aos 16 anos – e não aos 15, como ocorre no Brasil), o grupo musical revisitou as canções que marcaram seus 16 anos de existência.

Em virtude da data especial, além do grupo atual do VocalDante (atividade que é oferecida de acordo com a faixa etária dos alunos), participaram da apresentação ex-estudantes do Colégio que haviam integrado o coral anteriormente.

O espetáculo, marcado pela emoção, apresentou um repertório com canções que têm um lugar especial nos 16 anos do VocalDante .

“A música serve para termos boas lembranças. Quando você canta ou ouve uma música, ela remete a uma determinada época, a algo que te traz lembranças. Em ‘Sweet Sixteen’, apresentamos um programa carregado dessas emoções, de boas lembranças. Comemoramos todas as coisas que pudemos experimentar nesse tempo. Afinal, são poucas as escolas que mantêm uma atividade extracurricular por tanto tempo”, afirmou a maestrina Gisele Cruz. “No programa apresentado no espetáculo, refletimos muito sobre o tempo, sobre o que o tempo fez na atividade do coral, e o que ele significa na vida das pessoas”, completou.

Coordenadora do Departamento de Música, a professora Suely Lerner explicou o papel exercido pelo VocalDante no Colégio. “O Dante oferece aulas de músicas do Maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental. O VocalDante é uma atividade complementar ao que fazemos. Ou seja, oferecemos às pessoas que já passaram do 5º ano a opção de continuar na música por meio do coral”, disse.

A professora Suely Lerner ainda ressaltou a linha pedagógica que une os conteúdos musicais ensinados no Colégio e no coral. “O VocalDante é ligado ao Departamento de Música da Escola, pois usamos, no coral, a mesma sistemática trabalhada em sala de aula. A linha pedagógica do Departamento de Música do Colégio se estende para o VocalDante”, explicou. “É importante exaltar uma atividade que se mantém há 16 anos, graças à maestrina Gisele e ao apoio do Departamento de Música, já que todos os professores apoiam a atividade, assim como a Gisele nos ajuda na parte pedagógica”, completou.

Confira o programa de “Sweet Sixteen” – as canções e imagens que embalaram o VocalDante nesses dezesseis doces anos:

– “Sobre o tempo”
Pato Fu – Arr. Eduardo Lakschevitz

– “Meu Erro”
Herbert Vianna

– “Como eu quero “
Paula Toller/Leoni – Arr. Eduardo Lakschevitz

– “Não quero dinheiro”
Tim Maia – Arr. Munir Sabbag

– “Descobridor dos sete mares”
Michel e Gilson Mendonça

– “A Cuca”