“Visita do autor” aproxima escritores de alunos

Publicado em 23 de maio de 2013 às 18:08

Entre os meses de abril e maio, o Colégio Dante Alighieri realizou o projeto “Visita do autor”, em que alunos do Ensino Fundamental têm a chance de conversar com os escritores dos livros cuja leitura lhes é indicada.

Cris Rogério

Em 29 de abril, Cris Rogério, autora do livro “Carmela Caramelo” (ilustrado por André Neves), se encontrou com o 3º ano para um bate-papo. Ela falou sobre o processo de criação dos personagens e de escrita do livro. Já os estudantes, além de realizarem perguntas, sugeriram temas para outros livros e até para um filme sobre Carmela.

“Falar com os alunos têm toda importância. Quando nós escrevemos, ficamos na expectativa de saber quem está lendo, de ver o rosto dos leitores. E isso foi possível aqui hoje. Eu estou até emocionada com as crianças. Elas sabem muito da história, guardaram passagens inteiras, falas da história. E elas deram sugestões ótimas. A cabeça da criança tem muita liberdade”, afirmou Cris Rogério.

Marco Haurélio

Já em 2 de maio foi a vez de Marco Haurélio (Marco Haurélio Fernandes Farias) falar com os estudantes do 5º ano sobre o livro “As babuchas de Abu Kasem”. A história do avarento Abu Kasem, que se envolve em diversas confusões devido às suas babuchas (chinelos velhos), foi apresentada aos estudantes pelo contador de histórias Samuca.

Em seguida, Marco Haurélio falou sobre literatura de cordel (sua especialidade), bem como sobre xilogravura (técnica de gravura que usa a madeira como matriz). Além disso, explicou aos alunos que, no livro estudado, o problema não era as babuchas de Abu Kasem, mas sim o próprio personagem.

“É uma metáfora para falar de problemas nossos dos quais precisamos nos livrar e que, se não o fizermos, cria-se uma grande bola de neve, como nos desenhos animados, que cresce até nos atingir com força”, disse.

Illan Brenman

Em 13 de maio, o 2º ano do Ensino Fundamental pôde conhecer Illan Breman, de quem leram o livro “Gabriel, já para o banho”. Após se apresentar, o escritor falou dos diversos tipos de história que produz.

As histórias de reconto consistem em narrativas que já existem e que ganham uma nova roupagem com a escrita de Illan. O autor aproveitou e contou a história “A Madrasta”, presente em seu livro “As narrativas preferidas de um contador de história”.

Illan ainda falou aos alunos das histórias que saem inteiramente da cabeça dele e das que surgem a partir de fatos do cotidiano. “Vários livros surgem das minhas experiências no cotidiano. ‘Papai é meu’, por exemplo, surgiu de uma situação ocorrida comigo e com minhas filhas”, disse. Por fim, Illan respondeu a perguntas feitas pelas crianças.

Jonas Ribeiro

Encerrando o projeto “Visita do autor”, em 22 de maio, as salas do 4º ano lotaram o auditório Guglielmo Falzoni para assistir ao escritor Jonas Ribeiro contar histórias e falar sobre o livro “O perfume do mar”.

Jonas apresentou a história “A assustadora bola fria e a gata que ninguém via”. Nela, uma menina contava muitas mentiras. Certo dia, surge uma bola, que cresce a cada inverdade contada pela menina. Além disso, só a protagonista enxergava uma gata que ficava lambendo a bola.

Conforme a menina passa a dizer a verdade, a bola começa a diminuir até desaparecer, assim como a gata. Além disso, Jonas interagiu com as crianças, pedindo que fizessem o formato de uma concha com as mãos, imaginassem uma luz de energias boas e a enviasse para as professoras e para os pais.

Aproximação

A professora Marilda Mitsui, bibliotecária-chefe do Colégio, avalia que as atividades desenvolvidas no projeto “Visita do autor” são benéficas tanto para os alunos quanto para os escritores.

“Os alunos leem os livros e têm a possibilidade de ter contato com os autores. É uma atividade extremamente importante, com a qual os alunos só têm a ganhar. Inclusive, muitos dos escritores dos livros lidos pelos estudantes se oferecem para participar”, afirmou.

A professora Symone Oliveira, coordenadora do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, também destacou a importância da atividade. “O escritor é sempre uma figura muito distante para os alunos. Então sempre procuramos chamar autores para proporcionar esta aproximação com os estudantes”, disse.

DSC_0211 DSC_0216 DSC_0223 DSC_0226 DSC_0612 DSC_0613 DSC_0616 DSC_6411 DSC_6412 DSC_6419 DSC_6422