Siga nas redes sociais Facebook Instagram YouTube
Home / Banner

Universidades italianas

Em 26 de setembro de 2018

Estude em universidades italianas! Faça a prova no Dante.

Exame Tolc – Universidade de Bolonha

Como parte do objetivo de internacionalização de suas ações educacionais, o Colégio Dante Alighieri oferece aos interessados a oportunidade de realização, na escola, de um exame que, a depender da pontuação obtida, abre as portas para a graduação em um conjunto específico de universidades italianas. Trata-se do chamado teste TOLC, iniciais de Test OnLine CISIA, que, por sua vez, é sigla para “Consorzio Interuniversitario Sistemi Integrati per l’Accesso” (Consórcio Interuniversitário Sistemas Integrados para Acesso). A aprovação no TOLC confere ao aluno um certificado que lhe faculta o ingresso, portanto, em uma das universidades integrantes do consórcio. Os cursos compreendem a graduação em áreas tais como engenharia, ciências naturais e agrárias (para as quais o exame específico é o TOLC-I), ou economia, estatística e ciências sociais (para as quais o exame apropriado é o TOLC-E). No Dante, o exame a ser aplicado será o TOLC da Universidade de Bolonha, uma das instituições mais prestigiadas do mundo, com a qual o Colégio acaba de firmar uma parceria dirigida a alunos com interesse em realizar sua formação acadêmica na Itália.

Conhecendo as universidades italianas

Para conhecer as universidades e os cursos que integram o CISIA, solicitamos acessar o endereço www.cisiaonline.it e clicar no banner “TOLC Test OnLine Cisia”. Vale lembrar que a área do curso escolhido pelo aluno é que determinará o tipo de teste a ser feito: TOLC-I ou TOLC-E.

Inscrições
Para quem fizer o exame no Dante, a inscrição no TOLC é isenta de qualquer custo. Para se inscrever, será necessário o formulário que se encontra em http://dante.pro/rhxutau, não se esquecendo de clicar no botão “SUBMIT” quando terminar. O prazo para inscrição se estenderá de 26 de setembro a 15 de outubro. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: exame.bologna@colegiodante.com.br.

Aplicação do teste no Dante
O TOLC da Universidade de Bologna será aplicado em nosso Colégio no dia 25 de outubro, às 9h, na sala 9 do edifício Leonardo da Vinci.

Orientações de estudo
No site do CISIA, na mesma página com a relação das universidades, é possível conhecer a estrutura e as matérias do TOLC, para o que se deve clicar em “Struttura della prova e syllabus” (disponibilizado no canto superior esquerdo). Para acesso a testes anteriores, basta clicar primeiramente em “Struttura della prova e syllabus” e, depois, em “Guida alla prova”. Ainda na página das universidades, na coluna da direita, em “Esercitati”, pode-se também fazer um simulado do teste após o cadastramento no site.

Exame – Universidade de Turim

Dentro do conjunto de ações orientadas à internacionalização do nosso Colégio, está a aplicação, no próprio Dante, do exame para o Politecnico di Torino (Politécnico de Turim), conceituada instituição italiana de ensino superior com graduação em áreas como Engenharia e Desenho Industrial, entre outras. A aplicação da prova no Dante, em formato on-line, está programada para o dia 27 de outubro, um sábado, às 9h. A inscrição para o exame deverá ser feita no site do Politecnico di Torino, no endereço https://www.polito.it/. Lá, deve-se clicar no quadro “Apply@Polito – Iscrizioni online”. Na página que se abrirá, deve-se clicar em “Registrazione”, no canto superior direito. Mais informações podem ser obtidas, na mesma página de Registrazione, clicando-se em “Lauree studenti stranieri”. Em seguida, clicando-se ainda em “Studenti Internazionali”, pode-se obter outras instruções após acesso ao link 2018/2019.

Outros links importantes são:

Categorias: Banner