Turmas do 8º ano ampliam conhecimento sobre autocuidado em visita ao Museu da Vacina

Publicado em 18 de setembro de 2023 às 16:33
Categorias: ,
Visita ao Museu da Vacina (Instituto Butantan)

No 8º ano do Ensino Fundamental, as aulas de ciências estão centradas na abordagem de hábitos de autocuidado em relação à saúde. Entre as ações previstas está a conscientização para julgamentos e escolhas mais fundamentados em relação à vacinação. Nesse contexto, entre os dias 23 e 31 de agosto, os alunos fizeram uma visita ao Museu da Vacina, localizado no Parque da Ciência Butantan, complexo cultural vinculado ao Instituto Butantan. 

Inaugurado em março deste ano, o espaço de 550 metros quadrados oferece uma exposição interativa e informativa com o uso de diferentes tecnologias. A mostra conta com salas imersivas com hologramas, conteúdos educativos sobre termos científicos, jogos como a simulação das fases do processo de produção de uma vacina e uma linha do tempo com marcos históricos da vacinação, além de um cinema 6D, em que o visitante é imerso em uma experiência para conhecer o corpo humano de uma pessoa vacinada e outra não vacinada. 

A saída pedagógica contempla o “Projeto Vacina”, exclusivo para o 8º ano e cujo percurso culmina na produção de um pequeno vídeo pelos alunos. O objetivo é que os estudantes sintetizem o aprendizado adquirido ao longo das etapas do trabalho. “Quando soubemos da abertura do museu, vimos que a visita traria muitas vantagens para o desenvolvimento do projeto. Lá, os alunos puderam aprender de uma forma bem lúdica e conseguiram incrementar o conhecimento deles”, afirma a professora Camila Lauand Rizzo. 

Para além de atrações como o cinema 6D e os jogos interativos, aprender sobre o contexto histórico do desenvolvimento de imunizantes foi uma das experiências que chamaram atenção dos jovens dantianos. “Achei bem legal entender como as vacinas são feitas, mas o que mais achei interessante foi ver quais foram os primeiros cientistas que começaram a produzir vacinas e a forma como fizeram suas descobertas”, conta Beatriz Chiaradia Braga, do 8º E. 

Sua colega de sala, Clarissa Gontijo destacou o espaço destinado aos processos de produção dos imunizantes elaborados ao longo do tempo. “Havia uma sala com representações de recipientes, tubos de ensaio e vídeos que mostravam diferentes formas de produzir vacinas. Foi bem interessante.”

“O foco do 8º ano é o autocuidado em relação a vários aspectos da saúde, e a vacinação é um deles. Quanto mais os alunos tiverem a informação correta sobre a importância de se vacinar, além de estarem protegendo a si mesmos, mais eles contribuirão para a proteção da sociedade como um todo”, conclui a professora Camila. 

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!