Turmas de xadrez do Dante têm recorde de inscrições

Publicado em 6 de março de 2012 às 18:25

O Curso de Xadrez do Colégio Dante Alighieri teve início na segunda-feira, 5 de março, com um recorde de inscritos. Segundo o mestre Jefferson Pelikian, responsável pelas aulas, foram registradas 160 novas adesões, principalmente de alunos do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental.

“A procura pelo curso neste ano foi muito grande. O Departamento de Educação Física mudou a forma de divulgação e, assim, mais pais ficaram sabendo do curso”, explica o mestre Pelikian, técnico da Seleção Brasileira de xadrez em 15 mundiais e Panamericanos.

No Curso de Xadrez, as aulas são ministradas às terças e às quintas-feiras para estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. Os alunos são separados em duas turmas: a das 18h30, voltada para iniciantes, e a das 19h30, formada por jogadores de níveis mais avançados.

“Basicamente, o objetivo é proporcionar aos alunos desde a iniciação no xadrez até o nível intermediário. O primeiro horário (18h30) é destinado para a iniciação, com crianças de 6 e 7 anos (do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental). Elas aprendem como funciona o jogo. Recebem apostilas e links para entrar na internet e jogar alguns jogos. E também sempre tento fazer uma conexão entre o xadrez e outras matérias, como matemática, geografia e história”, afirma o professor.

No segundo horário das aulas, Pelikian trabalha com estudantes mais experientes no xadrez. “Sempre tem aqueles alunos mais destacados, que exigem um nível maior de treinamento. E é esse grupo seleto que nós levamos para competições. Geralmente temos de 12 a 14 torneios por ano.”

Com o grande número de alunos inscritos nas aulas de 2012, Pelikian passou a contar com um assessor. “Contratei um ex-aluno do Colégio, o Alan Nunes, com quem divido a turma em duas salas. Eu dou aula para o 1º e para o 2º ano, pois esses alunos estão iniciando no xadrez. Já o Alan fica com o 3º, o 4º e o 5º ano. Mas sempre passo na sala para ver como estão os alunos”, diz Pelikian, que ministra aulas de xadrez no Colégio há aproximadamente 12 anos.

O mestre ressalta a importância que a prática do xadrez pode ter no desenvolvimento do aluno na vida escolar em geral. “O xadrez ajuda a desenvolver a memória, aumenta a concentração, o foco e a observação. O xadrez também faz com que os alunos aprendam a planejar, a avaliar uma situação dentro de um limite de tempo. Além disso, influencia no aprendizado de idiomas, pois o enxadrista geralmente começa a estudar a história do jogo em outros idiomas e acaba dominando três ou quatro línguas”, enumera Pelikian.