Turmas de Robótica realizam lançamento de foguetes

Publicado em 9 de setembro de 2013 às 15:43

Apesar de ainda estarem no 4º e no 5º ano do Ensino Fundamental, os alunos de Robótica Intermediário II do Colégio Dante Alighieri tiveram, nos dias 3 e 4 de setembro, a oportunidade de conhecer uma matéria que lhes será lecionada apenas no Ensino Médio: Química. Em uma atividade do Programa de Educação Espacial da Escola, eles realizaram a simulação de um lançamento de foguete.

No início da atividade, dirigida por professores de Robótica (Tânia, Pâmela, Danilo, Karine e pelo estagiário Hector) e de Química (professora Sandra Miceli S. Cintra), foi exibido um vídeo sobre assuntos como foguetes e estações especiais. No laboratório, os alunos ainda ouviram explicações sobre reações químicas.

Os professores também mostraram rapidamente o funcionamento de uma pilha (para os alunos entenderem como o homem pode aproveitar a energia fornecida pela reação) e ainda explicaram a mistura dos gases hidrogênio e oxigênio, responsável pela decolagem de um foguete real.

Simulação

Foram os próprios alunos que construíram seus foguetes, tendo como foco a aerodinâmica. A partir de um tubinho de plástico, eles puderam confeccionar o objeto com papel da forma como quisessem para realizar a experiência. Esta consistiu no seguinte procedimento: dentro do tubinho eram colocadas água e metade de uma pastilha efervescente (bicarbonato de sódio).

No recipiente, ocorria a reação de água com o bicarbonato de sódio, liberando gás carbônico (CO2), o que promovia a propulsão do foguete. A etapa de lançamento do objeto foi realizada no pátio do Colégio e empolgou os estudantes.

“Os alunos ficaram muito entusiasmados. Alguns me vieram dizer que têm kit de química em casa; outros, que fizeram um trabalho sobre os alquimistas. Eles ficaram superinteressados, fizeram muitas perguntas. Nessa idade, eles são muito curiosos. Temos que aproveitar para incentivar o conhecimento, a pesquisa”, afirmou a professora Sandra Miceli.

Como prosseguimento das atividades, os alunos farão uma pesquisa sobre aspectos relacionados à educação espacial, tendo como grande objetivo preparar o projeto para a mostra Dante Digital (que terá o tema “Conectando espaço e saber”).