Tom de despedida: Cientista Aprendiz de 2023 se encerra com linda cerimônia

Publicado em 12 de dezembro de 2023 às 15:15
Categorias: , ,
Professores e alunos do Cientista Aprendiz de 2023

No dia 24 de novembro, o programa Cientista Aprendiz de 2023 chegou ao fim com uma cerimônia no auditório Miro Noschese. O evento iniciou no período da tarde e, para começar, os alunos assistiram a uma apresentação artística do grupo formado pelos professores Fernando Domenico e Wayner Klen e pela secretária Rose Dias.

Durante a cerimônia, os docentes dantianos celebraram os grandes feitos dos alunos durante o programa e se despediram daqueles que encerram o ciclo no Dante. A diretora-geral educacional, Valdenice M. M. de Cerqueira, também enalteceu o Cientista e seus frutos. “É um programa que foi criado com muita paixão, muita dedicação, muito amor. E, por isso, vem colhendo frutos há quase 20 anos. Um programa longevo como este num país que valoriza pouco a ciência e a educação é algo que de novo temos que aplaudir.”

No ano de 2023, o programa registrou 251 alunos matriculados no programa e 25 professores orientadores participantes. Além dos dantianos, 33 outras instituições parceiras cederam docentes para o Cientista, que acumula cem projetos desenvolvidos, 467 prêmios nacionais e 61 internacionais. Com todos os resultados, o Dante é o único colégio a participar de todas as edições da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).

Relacionada ao Cientista Aprendiz, a FeNaDANTE foi um sucesso no âmbito científico. Neste ano a feira recebeu estudantes de 18 estados brasileiros e mais cinco países: Argentina, Chile, Paraguai, Peru e México. Como explica a professora Percia Barbosa, coordenadora assistente do programa, o evento é um combustível para nossos estudantes. “Dentro da nossa feira o intuito é divulgar as pesquisas feitas pelos alunos tanto de escolas públicas, quanto de particulares, dentro de nosso país e fora. Também buscamos fomentar o desenvolvimento desses projetos dentro de nossas instituições de ensino. Aqui no Colégio nós temos o Cientista Aprendiz, mas outras instituições também realizam pesquisas, e por isso é importante estarmos nesse cenário, desenvolvendo as pesquisas desses alunos.”

, ,