SoletraDante reúne alunos do 5º ano para diversão educativa

Publicado em 3 de janeiro de 2019 às 13:13
Categorias: , ,

Na semana de 26 de novembro a 2 de dezembro foi realizada mais uma edição do SoletraDante, competição promovida entre os alunos do 5º ano que é inspirada no jogo “Soletrando”, do programa de TV “Caldeirão do Huck”. O objetivo da atividade lúdica é trabalhar a soletração e a ortografia com as crianças, estimulando a aprendizagem. “Eles ganham um contato maior com a língua portuguesa, usando estratégias diferentes da sala de aula, e desenvolvem habilidades relacionadas à escrita”, explica a professora Symone Oliveira, coordenadora pedagógica do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Apesar de ser uma competição, o SoletraDante não vale nota e não dá nenhum prêmio aos vencedores. O jogo começa dentro da classe, com três etapas iniciais obrigatórias em que os estudantes verificam a grafia das palavras digitando-as. Os três que se saírem melhor são classificados para a etapa final, que acontece no auditório Miro Noschese. Nessa fase, a participação é voluntária e os dantianos têm de soletrar as palavras pronunciando-as em voz alta. Ao final do jogo, fica o melhor aluno de cada classe – pois os alunos só competem contra colegas da mesma turma. No auditório, a atividade fica muito animada, com torcidas barulhentas e disputas acaloradas. Os finalistas são fortemente apoiados pelos colegas, e o clima é de festa – um jeito divertido e diferente de aprender!

, ,