Reunião com o projeto Amigos para Sempre

Publicado em 22 de agosto de 2010 às 17:54

Texto: Alunos participantes do projeto

De caráter religioso devido à ligação com o Regnum Christi, o projeto Amigos para Sempre, da ONG Sonhar Acordado, foi inserido no Colégio Dante Alighieri por meio do Curso de Crisma oferecido aos alunos do Ensino Médio. A convergência de jovens com o mesmo perfil fez a parceria prosperar promissoramente, permitindo-lhes atuar lado a lado.

O Colégio ofereceu, de prontidão, apoio ao projeto, sendo tal suporte imprescindível para a criação, organização e posterior ampliação, no Dante, da unidade do Amigos para Sempre, o que fez com que, ao longo dos anos, a unidade crescesse. Daí a possibilidade de interessados de todo o Ensino Médio, e não mais apenas os crismandos (apesar de o vínculo com o curso se manter até hoje), poderem participar. A quantidade de voluntários chegou ao patamar de aproximadamente 50 inscritos!

Em reuniões com o dr. José de Oliveira Messina, presidente do Colégio, solicitou-se o transporte de voluntários ao local dos eventos e informou-se o progresso do projeto com detalhes: número de voluntários presentes, número de crianças atendidas, valores transmitidos, lugares visitados, além de fotos do evento.

Com a assistente da Diretoria Geral Pedagógica, profa. Suely Matiskey, obtiveram-se autorizações para imprimir cartazes e colocá-los nos corredores. As orientadoras educacionais Silvana Leporace, Maria Aparecida Silva e Munira Salomão também oferecem apoio acompanhando os crismandos quando necessário até as classes de Ensino Médio para passar algum recado aos voluntários.

Carlos Leister, do Departamento de Transporte, indicou a elaboração de um cronograma com horários a serem cumpridos e endereços dos lugares visitados, para que tudo corra bem no deslocamento. O Departamento de Editoração colabora com a impressão de diversos documentos e cartazes, o Departamento de Marketing disponibiliza os auditórios para reuniões e o Audiovisual fornece computadores, microfones e projetores a serem usados em palestras.

Todos esses colaboradores fazem o Projeto Amigos para Sempre ser mais que um grupo que realiza trabalhos voluntários em instituições de comunidades pobres. Eles fazem desse projeto um exemplo de superação e cooperação para o cumprimento de um objetivo comum e, além disso, fazem com que ele seja não apenas uma realização da ONG Sonhar Acordado, mas sim uma realização que tem o espírito de nossa escola e que é, verdadeiramente, do Colégio Dante Alighieri.