Projetos do Cientista Aprendiz conquistam prêmios na Febrace 2023

Publicado em 11 de abril de 2023 às 10:32
Categorias: , ,

Três projetos desenvolvidos no Cientista Aprendiz obtiveram destaque na 21ª edição da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), realizada entre os dias 22 e 24 de março nas dependências da Universidade de São Paulo (USP). Ao todo, entre lugares no pódio e credenciamento para outros eventos, os alunos do Dante conquistaram seis premiações na que é considerada uma das principais feiras de pré-iniciação científica do país.

Esta edição contou com 225 projetos finalistas, desenvolvidos por 516 estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os finalistas foram selecionados entre 500 projetos escolhidos em uma etapa anterior, na qual foram avaliados 1.800 trabalhos inscritos. Os projetos foram analisados por professores universitários e especialistas.

Dantianos premiados

Utilizando a linguagem de programação C Sharp, o aluno Lucas Chin dos Santos, da 3ª E, desenvolveu um jogo 2D de narrativa imersiva que, por meio de personagens, busca estimular a conscientização sobre a importância da prevenção e do combate ao bullying. Com esse projeto, Lucas faturou o Prêmio da Agência USP de Inovação e o terceiro lugar na categoria Ciências Sociais e Aplicadas.

Cerimônia de premiação da Febrace 2023

Já Bruna Resnik Imparato, da 3ª D, conquistou o Prêmio da American Psychology Society: Destaque em Ciências Comportamentais e o terceiro lugar em Ciências Humanas. Seu estudo visa verificar o impacto do isolamento social durante a pandemia no desenvolvimento psicossocial de crianças e pré-adolescentes. A ideia é que os resultados de sua pesquisa possam contribuir para a elaboração de práticas pedagógicas fundamentadas no desenvolvimento de habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como de estratégias de reintegração social.

Premiação Febrace 2023

Por fim, a dupla formada por Hugo Fares Menhem e Yuri Funayama Soares, da 3ª C, obteve o credenciamento para a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit) e o quarto lugar na categoria Engenharia. O reconhecimento é fruto da criação de uma montagem refletora capaz de aumentar a eficiência de conversão dos painéis solares e, ao mesmo tempo, diminuir o custo da aplicação de tal fonte de energia elétrica.

Febrace 2023

Abaixo, confira o relato dos alunos sobre sua participação na Febrace e no Cientista Aprendiz:

“A experiência de estar lá e de ver pessoas de outras realidades em um ambiente acadêmico e de desenvolvimento de projetos em nível nacional é bem legal. Fiz amizades com pessoas de Sergipe, Alagoas e outros estados. Participo do Cientista Aprendiz desde o 8º ano e pretendo seguir para a área de desenvolvimento de jogos. E entrar nesse segmento com um projeto já desenvolvido, sabendo quais são os passos de pesquisa, de confecção e análise de projeto, já é um grande passo e uma grande ajuda.”

Lucas Chin dos Santos (3ª E)

“A Febrace foi um ótimo ambiente para eu me situar em um mundo de conhecimento, que envolve pessoas de realidades distintas. Para a questão acadêmica, o Cientista Aprendiz melhorou bastante a minha escrita e a minha percepção de mundo, porque eu passei por diferentes áreas. O programa em si traz ferramentas para o aluno conseguir entender o mundo ao seu redor em uma perspectiva não só acadêmica mas também humana.”

Bruna Resnik Imparato (3ª D)

“Foi uma experiência muito boa. Foi possível conhecer várias pessoas de muitas partes do Brasil. Ao mesmo tempo, conseguimos aprender sobre diferentes projetos e novas ideias. Também ouvimos sugestões que nos ajudaram a entender melhor o nosso próprio projeto. O Cientista Aprendiz me ajudou em vários aspectos: desde a realização de uma pesquisa até a apresentação de um trabalho. Eu era uma pessoa muito mais tímida, e hoje consigo me expressar melhor.”

Yuri Funayama Soares (3ª C)

“Pude interagir tanto com estudantes quanto com avaliadores. Vimos alguns projetos que nos deram ideias para projetos futuros. O Cientista Aprendiz me induziu a melhorar minha escrita e leitura, além de aprimorar minhas habilidades em eletrônica e em física.”

Hugo Fares Menhem (3ª C)

Veja, abaixo, os dados dos projetos:

Título: Uso de narrativas imersivas na prevenção e combate ao bullying
Estudante: Lucas Nunes Chin dos Santos (3ª Série E)
Orientador: Rodrigo Assirati Dias
Coorientador: Tiago Bodê

Título: O desenvolvimento psicossocial de crianças e pré-adolescentes em tempos de pandemia e isolamento social
Estudante: Bruna Resnik Imparato (3ª Série D)
Orientador: Tiago Bodê
Coorientadora: Sandra Maria Rudella Tonidandel

Título: Desenvolvimento de uma montagem refletora de baixo custo para aumento da eficiência de painéis fotovoltaicos
Estudantes: Hugo Fares Menhem (3ª Série C) e Yuri Funayama Soares Alexandre (3ª Série C)
Orientador: Wayner de Souza Klen

, ,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!