Categorias: Ensino Médio, Notícias, Premiações
Três projetos desenvolvidos no Cientista Aprendiz obtiveram destaque na 21ª edição da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), realizada entre os dias 22 e 24 de março nas dependências da Universidade de São Paulo (USP). Ao todo, entre lugares no pódio e credenciamento para outros eventos, os alunos do Dante conquistaram seis premiações na que é considerada uma das principais feiras de pré-iniciação científica do país.
Esta edição contou com 225 projetos finalistas, desenvolvidos por 516 estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Os finalistas foram selecionados entre 500 projetos escolhidos em uma etapa anterior, na qual foram avaliados 1.800 trabalhos inscritos. Os projetos foram analisados por professores universitários e especialistas.
Dantianos premiados
Utilizando a linguagem de programação C Sharp, o aluno Lucas Chin dos Santos, da 3ª E, desenvolveu um jogo 2D de narrativa imersiva que, por meio de personagens, busca estimular a conscientização sobre a importância da prevenção e do combate ao bullying. Com esse projeto, Lucas faturou o Prêmio da Agência USP de Inovação e o terceiro lugar na categoria Ciências Sociais e Aplicadas.
Já Bruna Resnik Imparato, da 3ª D, conquistou o Prêmio da American Psychology Society: Destaque em Ciências Comportamentais e o terceiro lugar em Ciências Humanas. Seu estudo visa verificar o impacto do isolamento social durante a pandemia no desenvolvimento psicossocial de crianças e pré-adolescentes. A ideia é que os resultados de sua pesquisa possam contribuir para a elaboração de práticas pedagógicas fundamentadas no desenvolvimento de habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como de estratégias de reintegração social.
Por fim, a dupla formada por Hugo Fares Menhem e Yuri Funayama Soares, da 3ª C, obteve o credenciamento para a Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit) e o quarto lugar na categoria Engenharia. O reconhecimento é fruto da criação de uma montagem refletora capaz de aumentar a eficiência de conversão dos painéis solares e, ao mesmo tempo, diminuir o custo da aplicação de tal fonte de energia elétrica.
Abaixo, confira o relato dos alunos sobre sua participação na Febrace e no Cientista Aprendiz:
Veja, abaixo, os dados dos projetos:
Título: Uso de narrativas imersivas na prevenção e combate ao bullying
Estudante: Lucas Nunes Chin dos Santos (3ª Série E)
Orientador: Rodrigo Assirati Dias
Coorientador: Tiago Bodê
Título: O desenvolvimento psicossocial de crianças e pré-adolescentes em tempos de pandemia e isolamento social
Estudante: Bruna Resnik Imparato (3ª Série D)
Orientador: Tiago Bodê
Coorientadora: Sandra Maria Rudella Tonidandel
Título: Desenvolvimento de uma montagem refletora de baixo custo para aumento da eficiência de painéis fotovoltaicos
Estudantes: Hugo Fares Menhem (3ª Série C) e Yuri Funayama Soares Alexandre (3ª Série C)
Orientador: Wayner de Souza Klen