Projetos do Cientista Aprendiz brilham na Mostratec 2023; confira as premiações

Publicado em 6 de novembro de 2023 às 13:13
Categorias: , ,

Os jovens pesquisadores do programa Cientista Aprendiz conquistaram importantes premiações na 38ª edição da Mostratec (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), realizada entre os dias 23 e 27 de outubro, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

O evento, considerado um dos mais importantes do gênero na América Latina, reuniu cerca de 3 mil estudantes da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico de 15 países e de 22 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Ao todo, 785 projetos científicos de diferentes áreas do conhecimento foram apresentados. Dentre eles estavam os trabalhos de Paola Volpi, Pedro Henrique Nicolosi Guerreiro e Camila Grossmann Sastre, da 2ª série do Ensino Médio do Dante.

Alunos do Dante são premiados na Mostratec 2023
Dante conquistou seis premiações na Mostratec 2023 (Foto: Câmara Municipal de Novo Hamburgo/Divulgação)

Conquistas dantianas

Aluna do Cientista Aprendiz desde 2022, Paola acumulou cinco premiações na Mostratec. A estudante, orientada pelo professor Wayner Klen, desenvolveu um projeto que consiste em uma nova proposta de método para a determinação de fotosferas em buracos negros estáticos e esfericamente simétricos.

A pesquisa lhe rendeu o credenciamento para a edição de 2024 da International Science and Engineering Fair (ISEF), maior feira científica de nível pré-universitário do mundo, nos Estados Unidos, e o primeiro lugar na categoria Ciências Planetárias e Terrestres e Matemática e Física. Além disso, ela faturou o Prêmio Excelência ABRIC, o Prêmio Casio de Educação e a recomendação para publicação de seu trabalho na Revista Scientia Prima.

“O meu orientador foi essencial para eu conquistar tudo isso, sempre me dando muito apoio. Vou planejar com ele os próximos passos, pois quero deixar meu projeto ainda melhor para a ISEF. Estou muito ansiosa e acredito que vai ser uma experiência ainda mais incrível”, projeta Paola.

Paola Volpi na Mostratec 2023
A dantiana Paola Volpi conquistou cinco premiações no evento

Já Pedro Henrique, cujo projeto visa ao estudo da eficiência das turbinas eólicas do modelo Savonius na geração de energia com fluxos de ar não constantes, foi contemplado com o quarto lugar na área de Engenharia Elétrica. “Fiquei muito feliz de poder representar minha escola e de ser premiado graças a um projeto com o qual trabalho há tanto tempo.”

Projeto do aluno Pedro Henrique Guerreiro obteve o quarto lugar em Engenharia Elétrica

Camila Sastre, por sua vez, participou com um trabalho que tem como objetivo a construção de um painel solar capaz de ser mais eficiente na absorção de luz solar e na geração de energia elétrica. A pesquisa, destacada em reportagem da Revista Galileu, chamou a atenção da comunidade científica ao investigar os pontos quânticos, objeto de estudo do trio de cientistas que ganhou o Prêmio Nobel de Química em 2023.

Camila Grossmann Sastre na Mostratec 2023
A estudante Camila Sastre apresentou trabalho que propõe produção de painel solar mais eficiente

“A experiência de estar com outras pessoas em uma feira tão grande é incrível. Fiz amizades, conversei bastante sobre química e pude comparar os projetos. Dividir aquele momento com pessoas que também têm trabalhos maravilhosos gerou um sentimento muito peculiar em mim, uma sensação muito legal”, relata Camila.

Camila, João Pedro e Paola viajaram acompanhados da professora Juliana Izidoro

Muito além dos prêmios

Mais do que as premiações ou a competição em si, a Mostratec proporcionou experiências que enriqueceram a formação acadêmica dos jovens dantianos, segundo a professora Juliana Izidoro, que acompanhou os alunos durante a viagem ao Sul.

“Eles tiveram a oportunidade de explicar seus projetos para pesquisadores, pós-graduandos, estudantes e até mesmo crianças. Cada um desses jovens voltou diferente da feira. Eles estão mais experientes e maduros, com mais certeza da área pela qual querem seguir na graduação e até mesmo com novos projetos de vida.”

A docente, que orienta o projeto de Camila Sastre, também elogiou a qualidade das soluções propostas. “Os três alunos apresentaram pesquisas muito relevantes para a ciência, com temas extremamente atuais. Isso mostra como o Cientista Aprendiz tem estrutura e pesquisadores qualificados para o desenvolvimento de projetos científicos robustos, que usam metodologias científicas bem elaboradas e com resultados relevantes.”

Dantianos conquistam prêmios na Mostratec 2023
Camila, João Pedro e Sofia durante participação na Mostratec 2023