Projeto dantiano brilha em feira científica internacional

Publicado em 6 de fevereiro de 2024 às 16:24
Categorias: , ,
Aluno João Miguel Sastre, do Dante, na Taiwan International Science Fair
Dantiano João Miguel Sastre durante participação na Taiwan International Science Fair

Com um projeto desenvolvido no Cientista Aprendiz, o aluno João Miguel Sastre, da 3ª série do Ensino Médio, conquistou as primeiras premiações internacionais para o Dante em 2024. O estudante participou da Taiwan International Science Fair (TISF), realizada entre os dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro em Taipé, competindo na categoria “Engenharia Ambiental”, em que alcançou o primeiro lugar na votação popular e a quarta colocação na classificação geral.

O evento, que reuniu mais de 600 jovens pesquisadores de 27 países, aconteceu no Centro Nacional de Educação Científica de Taiwan, onde o dantiano apresentou a avaliadores e a visitantes o trabalho intitulado “ReCiPla – Removedor Cíclico de Microplásticos no solo”, cujo objetivo é retirar tais partículas do solo por meio de um método baseado em indução eletrostática.

Dantiano João Miguel Sastre apresenta trabalho na Taiwan International Science Fair
Protótipo apresentado por João Miguel Sastre no evento internacional

Para isso, com a orientação do professor Wayner Klen, João projetou um dispositivo formado por um gerador de Van de Graaff, equipamento capaz de produzir energia, e uma placa revestida de papel alumínio, que, ao ser eletrizada, atrai os microplásticos presentes na terra. A proposta é que a solução possa ser utilizada em áreas agrícolas, de modo a despoluir o solo contaminado pelas partículas sintéticas, as quais provocam alterações nas características físicas e químicas do ambiente.

Credenciado para integrar a delegação brasileira em Taiwan graças à premiação obtida na FeNaDANTE 2023, João Miguel explicou o que o motivou a elaborar o projeto. “Como desde pequeno tenho contato com fazendas, eu sempre tive muito interesse em saber como podemos melhorar a produção e, ao mesmo tempo, tratar o solo de forma sustentável.”

Após anos de pesquisa, o jovem celebrou os feitos conquistados na feira internacional. “É a recompensa de um trabalho duro. O sentimento de ganhar na votação popular foi maravilhoso. E confesso que não esperava conseguir um quarto lugar na classificação geral. Todos os trabalhos eram de altíssimo nível. Eu estava competindo contra projetos dificílimos, mas consegui trazer esses prêmios não só para o Brasil como também para o Dante, o que me deixou bastante feliz.”

Aluno do Cientista Aprendiz desde o 8º ano, João Miguel finalizou ressaltando a importância do programa em sua formação acadêmica e pessoal: “O Cientista é uma das atividades que mais moldaram o meu caráter e a minha capacidade de autonomia. Nele, aprendi a fazer pesquisa, a ler artigos de forma eficiente e a entender os métodos científicos, além de ter aprimorado o meu inglês. Eu me desenvolvi muito desde que comecei a pesquisar, então o Cientista foi superimportante na minha formação”.

Orientador de João Miguel, o professor Wayner Klen parabenizou o aluno por seu empenho demonstrado no desenvolvimento do projeto. “João é um estudante dedicado e profundamente envolvido na problemática dos microplásticos, o que se reflete de maneira marcante em seu projeto. Sua participação em Taiwan foi extremamente positiva, representando uma oportunidade singular de enriquecimento tanto cultural como científico. Acredito que o sucesso alcançado reflete não apenas a sua competência técnica mas também o seu comprometimento e entusiasmo pela pesquisa e pela busca de soluções para desafios ambientais.”

Aluno João Miguel Sastre e professor Wayner Klen na Taiwan International Science Fair
, ,