Projeto “Crianças do Mundo” aborda o ECA

Publicado em 31 de outubro de 2019 às 14:44
caleidoscópio

A Biblioteca Infantil deu início à última etapa do projeto “Crianças do Mundo”, que tem como tema nessa fase os direitos das crianças, apresentando aos alunos o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente. A iniciativa, alinhada à proposta pedagógica do Colégio, é voltada para salas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e conecta os temas trabalhados em sala de aula durante o bimestre.

jogo de varetas

“Já falamos sobre diferentes culturas e meio ambiente, e agora o encerramento do projeto ‘Crianças do Mundo’ vai até o final de novembro, mas começamos em outubro para aproveitar a data do Dia das Crianças”, conta a bibliotecária Maysa Barbosa de Aguiar. A Biblioteca Infantil foi decorada com móbiles e centros de mesa ilustrando os direitos e recebeu muitas brincadeiras tradicionais para divertir os pequenos, como uma amarelinha instalada no chão, além de cata-vento, ioiô, pião, barbante para fazer cama de gato, cinco marias e jogo de varetas.

aluna joga tangram

O espaço também ganhou uma exposição nova de livros, com obras sobre brincadeiras, parlendas, jogos e direitos das crianças. “Temos até um livro sobre brincadeiras indígenas, que é muito interessante, e outro sobre trava-línguas, que chama bastante a atenção das crianças”, afirma Maysa.

Como nas fases anteriores, os alunos visitam a nova exposição acompanhados pela professora regente primeiro e, depois, podem voltar nos horários de intervalo para aproveitar como quiserem, além de poderem levar livros para casa. Fora do horário de aula, a atividade não é obrigatória, mas está fazendo o maior sucesso, contando com a participação de muitas crianças e aumentando o empréstimo de livros do acervo.