Professores se reúnem para debater ensino híbrido

Publicado em 19 de dezembro de 2014 às 9:15
Categorias: ,

O Colégio Dante Alighieri reuniu, em 3 de novembro, professores de diversas áreas – Geografia, Inglês, Italiano, Língua Portuguesa e Tecnologia Educacional – para debater o ensino híbrido (‘blended learning’), metodologia que alia o ensino presencial ao estudo a distância. Antes das apresentações, os professores formaram grupos e elaboraram hipóteses a partir da seguinte pergunta: o que é ensino híbrido? Depois de formularem as ideias, as reflexões foram explicitadas aos demais.

Para compartilhar o conhecimento obtido durante o curso de que participou com o Grupo para Experimentações em Modelos Híbridos – criado em uma parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península e composto por 16 professores de várias regiões do país –, a professora Verônica Cannatá conduziu a dinâmica levando em conta as experiências trabalhadas com os demais profissionais no decorrer de 2014. Também participaram do encontro a diretora-geral pedagógica do Dante, professora Silvana Leporace, e a coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional, professora Valdenice Minatel.

Em seguida, o professor Adolfo Tanzi Neto, gestor do grupo de experimentos e representante das instituições responsáveis pelo projeto, expôs aos professores um panorama geral do ensino híbrido no Brasil. Em seguida, Verônica e Adolfo apresentaram modelos variados dessa metodologia. Ele também falou do planejamento das instituições para 2015, como a previsão do lançamento de uma plataforma para debate sobre o tema e a distribuição de um livro sobre as experiências do grupo ao longo de 2014.

Findadas as apresentações, todos participaram de uma dinâmica de modo a sanar as dúvidas surgidas na apresentação. Em seguida, foi o momento de aproximar o tema da realidade que o Dante tem vivido com a metodologia. A professora Verônica Cannatá e a assessora de educomunicação Barbara Endo contaram, nesse momento, como funcionou o uso do ensino híbrido nas atividades da oficina Dante em Foco. Como esclareceu a professora Verônica, os planejamentos foram elaborados a partir dos desafios propostos pelas instituições que coordenaram o grupo de experimentações.

“A cada desafio que recebíamos no grupo, eu trazia uma proposta para a Barbara. Montávamos, então, um plano levando em conta os requisitos e os aplicávamos em aula”, explicou. “No decorrer das aulas, registramos em foto e vídeo tudo o que fizemos para que eu pudesse compartilhar, posteriormente, as experiências com os demais professores do curso, momento no qual eu podia demonstrar como apliquei, na prática, toda a teoria do que vimos no decorrer dos encontros”, complementou.

No livro sobre as experimentações, a professora Verônica se responsabilizou pelo capítulo sobre gestão. Ainda durante a reunião, ela também destacou a presença ali de uma equipe do Veduca, maior plataforma brasileira de videoaulas – que começou disponibilizando vídeos legendados de diversas instituições internacionais, e que passou a oferecer, mais recentemente, diversas opções com certificação. A ideia dos responsáveis pela plataforma é começar a divulgar conteúdo sobre o ensino híbrido na plataforma.

no images were found

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!