Professores fazem curso de empreendedorismo social

Publicado em 12 de fevereiro de 2019 às 10:24

No dia 30 de janeiro, 25 professores do Dante participaram de um curso de empreendedorismo social ministrado por Marcus Nakagawa, professor de graduação e MBA da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), uma das principais instituições de ensino superior privado do Brasil. Marcus adaptou o curso oferecido na faculdade para um formato intensivo de um dia especialmente desenvolvido para o Dante, onde ocorreu a aula. Participaram docentes de matemática, biologia, ciências e tecnologia.

O Dante é parceiro da ESPM, sendo que sete das eletivas oferecidas aos alunos nas áreas de comunicação, tecnologia e inovação são elaboradas em conjunto com a universidade e contam com a participação dos professores universitários em sala de aula. O Colégio tem inclusive uma eletiva de empreendedorismo que é ministrada por Marcus e por Henrique Amaral, professor de tecnologia e PPI (Práticas de Projetos Interdisciplinares) do Dante. “Essa eletiva teve uma procura muito grande dos alunos, então percebemos o quanto eles se interessam pelo tema”, afirmou Henrique. “Além disso, muitos dos pais ou familiares dos nossos alunos são empreendedores, então podemos mostrar a eles a importância de se preocupar não só com lucrar como também em trazer impactos positivos para a sociedade e o meio ambiente”, complementa Rodrigo da Silva Viana, professor de tecnologia.

“Achei o curso muito informativo e útil. Ano passado, no PPI, em que todas as áreas podem colaborar auxiliando os alunos na definição do tema de seus projetos de empreendedorismo, nós professores nos perguntamos se os projetos se encaixavam no empreendedorismo social. Com o curso vimos que sim, foi esclarecedor. Também foi legal ter a visão de todas as áreas, das diferentes disciplinas trabalhando juntas, porque deixou a experiência mais completa”, comenta Fernando Domenico, professor de biologia do Dante. O professor Milton Sgambatti, coordenador do Departamento de Matemática, concorda com Fernando: “O curso abriu nossa cabeça para novas possibilidades e é interessante para a formação dos alunos, porque nos ajudou a entender com mais clareza e solidez o que é empreendedorismo social, como ele acontece e como trabalha as habilidades do século XXI, para podermos aplicar tudo isso em sala de aula. Em 2019, vamos continuar propondo aos estudantes que encontrem soluções para problemas sociais e ambientais, e cada área vai colaborar de alguma forma. Com matemática, por exemplo, podemos analisar as propostas, checar se são viáveis e se deram resultados”, explica.

“A maioria dos professores não tinha tanto contato com o tema, e despertamos o interesse em trabalhar isso com os estudantes desde pequenos, pensando em como inserir o assunto em sala de aula para diferentes faixas etárias”, diz a professora Verônica Cannatá, coordenadora de Tecnologia do Dante. “Na Robótica, por exemplo, nós já nos acostumamos em trabalhar com resolução de problemas, então agora podemos aplicar isso pensando em soluções que tragam benefícios sociais e ambientais”, conta Tania Luciano, professora de tecnologia educacional.