Professores e alunos se apresentam na BETT 2016

Publicado em 30 de maio de 2016 às 12:29

O Colégio Dante Alighieri teve, em 2016, uma grande participação na edição anual do BETT Brasil, feira que é referência em debates sobre educação em diversos países. O evento foi realizado entre os dias 18 e 21 de maio.

Na ocasião, duas professoras proferiram palestras, uma professora participou de uma mesa-redonda e, em um estande denominado Apple Distinguished School Experience, alunos e professores realizaram quatro apresentações. O estande se destinava à demonstração, por diversas instituições, de atividades criativas elaboradas com o uso de ferramentas da Apple.

Uma das professoras palestrantes foi a coordenadora-geral de Tecnologia do Dante, professora Valdenice Minatel. Em 20 de maio, sua palestra tratou do tema “Gestão da Tecnologia na Escola: ‘Senta que lá vem a história’”, que focalizou a crescente atenção que o Colégio tem dado à tecnologia não só em termos de ensino, mas também no âmbito da infraestrutura e segurança, por exemplo.

Em 19 de maio, a coordenadora-assistente de Tecnologia Educacional, professora Verônica Cannatá também atuou como palestrante em um debate cujo tema era “Linguagens e Códigos com Ensino Híbrido: A Educomunicação na produção de e-books nos ensinos Fundamental e Médio”. Ela se apresentou junto com o professor e pesquisador Adolfo Tanzi Neto e com a consultora em educação Lilian Bacich, ambos com quem Verônica tem trabalhado, nos últimos anos, em experiências inovadoras no campo educacional.

Já a professora Miriam Brito Guimarães, que se apresentou em 20 de maio, participou de uma mesa-redonda com o tema “Gestão da indisciplina e da violência e sua relação com o rendimento e bem-estar escolar”, que abordou a necessidade da mediação de gestores educacionais no combate, inclusive em âmbito jurídico, a formas de violência observadas em instituições de ensino.

Já no estande da Apple, a professora Tânia Pereira Cristina foi a primeira representante do Dante a se apresentar. Em 19 de maio, ela realizou uma demonstração do uso do iPad em aulas de robótica a partir da programação possibilitada com o uso da ferramenta Scratch Jr. No dia 20, o Comitê Gestor Discente de Tecnologia falou ao público sobre o funcionamento do próprio grupo, que se reúne periodicamente para discutir o uso de ferramentas tecnológicas na instituição de ensino.

No mesmo dia, três alunos – Pedro Luz, Arthur Brazão e João Pedro Magnani – abordaram suas experiências na produção de um canal de videoaulas no YouTube, o “Pedro Ensina” (clique aqui para ler a matéria produzida pelo Colégio a respeito do projeto).

Por fim, a aluna Carolina Padilha falou de um trabalho desenvolvido no ano passado a respeito da valorização do espaço e da cidadania por meio do uso do aplicativo SimCity. Carolina também participou do desenvolvimento de um aplicativo dedicado a entreter seus usuários e ajudá-los a superar momentos de infelicidade e reequilibrar a saúde emocional.