Professores do Dante participam de formações sobre educação socioemocional

Publicado em 19 de abril de 2022 às 16:57

Medo, raiva, admiração, alegria, tristeza. Todas essas emoções não são exclusivas dos adultos e integram a forma com a qual nos relacionamos com outras pessoas. Sabendo que lidar com elas desde criança é fundamental, o Dante firmou parceria com a Associação pela Saúde Emocional de Crianças (ASEC).

Nos dias 26 de março e 2 de abril, o Colégio abriu suas portas para promover duas formações com profissionais da entidade. Nelas, os professores do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental tiveram acesso a recursos pedagógicos capazes de contribuir para o desenvolvimento socioemocional dos alunos.

“A formação visa capacitar professores para atuarem nas questões socioemocionais dos alunos. Os educadores aprenderam a instrumentalizar as crianças com ferramentas que as ajudem a cuidar da saúde emocional e aprender a lidar com dificuldades e obstáculos”, afirma a professora Priscila Gabriela Costa, coordenadora do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental.

O projeto se dá pelos programas “Amigos do Zippy” e “Amigos do Maçã”, compostos por 25 aulas destinadas a alunos do 2º e 3º ano, respectivamente. O primeiro ensina as crianças a identificar e a falar sobre seus sentimentos, além de explorar várias formas de lidar com eles. Já o segundo oferece mais autonomia aos estudantes, que praticam, por meio de atividades lúdicas – como encenação e narração de histórias –, as habilidades aprendidas no estágio anterior.

“O ‘Amigos do Zippy’ vem com histórias e atividades para as crianças desenvolverem habilidades, de modo que possam lidar com as dificuldades e os obstáculos da vida de uma maneira mais adequada”, explica Sheila Querido, psicóloga e monitora da ASEC para programas e cursos de saúde e educação emocional.

“No ‘Amigos do Maçã’, as histórias lançam uma questão semelhante às do cotidiano das crianças. E elas finalizam cada história do seu jeito, mas de uma maneira a pensar em cada personagem e a fazer uso da empatia. Então, o programa proporciona uma abertura de interação, na qual os alunos complementam e criam atividades, para que possam ter as habilidades mais apuradas”, complementa Sheila.

Benefícios para o presente e o futuro

De acordo com a coordenadora Priscila Costa, o conteúdo transmitido em sala de aula contribui para uma gestão mais eficiente das emoções e das adversidades que atravessam a vida dos alunos. “A criança aprende a identificar e a falar sobre seus sentimentos e a lidar com eles de maneira positiva. Ela aprende também a resolver problemas e fazer escolhas mais saudáveis, levando em consideração suas consequências”, ressalta.

Dessa forma, segundo Sheila Querido, os alunos participantes poderão notar os benefícios até quando estiverem mais velhos, uma vez que os valores desenvolvidos pelos programas já estarão consolidados: “Acompanhando crianças que foram para a adolescência, notamos que, antes de agir e decidir alguma coisa, elas começaram a anotar, ver e sentir qual seria a melhor forma de resolver a questão. O efeito disso na adolescência e na vida adulta é criar uma habilidade. E, quando adquirimos uma habilidade, a tendência é melhorá-la cada vez mais”.