Professores assistem a palestra sobre IPCC

Publicado em 4 de abril de 2013 às 17:45

Professores dos departamentos de Ciências da Natureza e Biologia, de Química, de Geografia e de Matemática do Colégio Dante Alighieri assistiram a uma palestra sobre aquecimento global e IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, na sigla em inglês) em 26 de março, no auditório Guglielmo Raul Falzoni. O professor Alberto Arruda Villela, engenheiro elétrico e doutorando em Planejamento Energético na COPPE/UFRJ, foi o responsável por ministrar a conferência.

O objetivo da palestra foi fomentar a reflexão sobre o aquecimento global e os gases de efeito estufa (GEE), tendo como base os dados e evidências da ciência, a fim de proporcionar um espaço para debates e exames fundamentados.

O IPCC é um órgão da ONU criado em 1988 que, sob amparo de algumas pesquisas acadêmicas, realiza avaliações regulares sobre mudanças climáticas. Graças ao trabalho desenvolvido sobre o aquecimento global, a entidade ganhou o prêmio Nobel da Paz em 2007.

Periodicamente, o IPCC realiza relatórios sobre o assunto. Na palestra, o professor Alberto trabalhou com esses dados, mostrando aos docentes do Dante como é a construção, relevância e estrutura dessas informações, bem como se dá o acesso a elas.

“A palestra foi importante para promover uma atualização dos professores com base na ciência. O professor Alberto trouxe dados e pesquisas que comprovam as relações do aquecimento global e do efeito estufa com as ações do homem. No final, os professores puderam fazer perguntas. Além disso, o professor Alberto deixou materiais que poderão ser utilizados em algumas aulas”, explicou a professora Sandra Tonidandel, coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia.