Professores da Crisma apresentam filme sobre Jesus em versão moderna

Publicado em 20 de setembro de 2012 às 12:48

Os alunos da Crisma assistiram, na última quarta-feira, dia 19, ao filme “Josué”, dirigido por Jon Purot e lançado em 2002. A produção, inspirada no romance de Joseph Girzone, apresenta um homem com poderes sobrenaturais que muda para uma pequena cidade em que diversas pessoas passam por algum tipo de conflito pessoal.

Josué começa a chamar a atenção da população ao realizar atividades impossíveis, como carregar troncos que pesam centenas de quilos sem sentir cansaço, ou ter relação com eventos estranhos, como residir em uma casa de madeira que, mesmo com telhado quebrado, não molha em épocas chuvosas. No decorrer da película, ele realiza milagres, e logo a população, incluindo o responsável pela paróquia local (que oferece resistência a princípio), começa a vê-lo com outros olhos.

Para a coordenadora da Crisma, Valéria Torrezan, a mensagem do filme está muito além dos milagres apresentados. “Ali, vimos que ele não fazia distinção das religiões. Queria apenas a união das pessoas”, afirmou, ressaltando a importância de, assim como Josué no filme, as pessoas zelarem pelo bem-estar de suas comunidades. “Conseguimos, dessa maneira, entender o amor de Jesus por nós. Sabemos que devemos continuar isso amando ao próximo, e o sacramento da Crisma dá essa oportunidade”, explicou.

Valéria lembrou que o curso da Crisma em 2012 está em sua reta final: os alunos participarão, nesta semana, de uma palestra com o tema “Confissão”. Na semana seguinte, serão quatro encontros. O último deles é a missa de encerramento de Crisma, que será realizada na sexta-feira, dia 6 de outubro.