Professoras participam de congresso em Portugal

Publicado em 5 de agosto de 2014 às 12:51

As professoras do Departamento de Língua Portuguesa do Colégio Dante Alighieri Maria Cleire Cordeiro, coordenadora do departamento, e Jacqueline Lara Justo de Pinho participaram do 36º Congresso do Movimento da Escola Moderna, na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), em Portugal, de 17 a 19 de julho.

Criado em 1965 (completa 50 anos em 2015), o Movimento da Escola Moderna incentiva a produção, nas escolas públicas portuguesas, de projetos educacionais e práticas pedagógicas inovadoras e que promovam a inclusão social. Além de oferecer o congresso como um espaço de apresentação das pesquisas, o Movimento acompanha os projetos, debatendo e orientando os professores na aplicação das novas metodologias.

Ao saberem que o evento seria realizado em julho de 2014, as professoras Maria Cleire e Jacqueline entraram em contato com Pascal Paulus, diretor da Escola Superior de Educação de Lisboa. Após tomar conhecimento do trabalho educacional realizado pelo Dante – por meio do site do Colégio –, Pascal fez um convite oficial, via email, ao presidente dantiano, dr. José de Oliveira Messina. O Dante, então, enviou as docentes como suas representantes ao congresso.

Foram três dias de exposições, com a presença de mais de 400 professores, em sua maioria originada de diversas regiões de Portugal. A dinâmica do evento consistia em apresentações (comunicações, como os portugueses as denominam) de projetos educacionais, todos baseados nas experiências dos docentes com os alunos. “Os projetos surgem a partir da visão que se tem dos alunos em sala de aula, do que os professores sentem na classe. É a criança vista como ator social”, explica a professora Maria Cleire Cordeiro, destacando um aspecto que chamou sua atenção.

“O Movimento da Escola Moderna prega uma educação que passa pelo afeto, buscando uma ligação maior entre professor e aluno. Isso vai ao encontro do trabalho que buscamos realizar no Dante. Nesse Movimento, encontramos uma afinidade de propostas de trabalho em relação ao que fazemos no Colégio”, disse. Nesse contexto, ela e a professora Jacqueline anotaram algumas frases que ouviram durante os três dias de evento, tais como “Não é possível ser professor sem uma história de afeto”, “Ouvir é estar próximo”, “A escola hospitaleira é consequência de nossa ação, e não condição de nossa ação” e “Se formos apenas mais uma escola, seremos uma escola a mais”.

Troca de experiências

Além de ouvirem as palestras dos professores portugueses na Escola Superior de Educação de Lisboa (localizada dentro do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL)), Maria Cleire e Jacqueline conversaram com os docentes e apresentaram, informalmente, aos diretores do Movimento da Escola Moderna – entre os quais, o idealizador da iniciativa, Sérgio Niza – projetos realizados no Dante, como o “Contando”, o concurso de redação e o livro interdisciplinar sobre ações afirmativas desenvolvido pelos alunos.

“Foram três dias intensos, ricos em conhecimentos e trocas. Ouvimos e falamos. Os professores portugueses têm muita preocupação com o ato de escrever – para eles, temos que escrever sempre. Foi bom encontrar professores idealistas que realmente querem que a criança tenha uma oportunidade para se tornar um cidadão comprometido com o mundo. Tivemos um acolhimento muito bom, e a experiência foi gratificante”, avaliaram Maria Cleire e Jacqueline, que pretendem manter o contato com os professores portugueses, inclusive, convidando-os para congressos de educação realizados no Brasil.

Sobre o Movimento da Escola Moderna

Um dos idealizadores do Movimento da Escola Moderna (MEM), Sérgio Niza diz o seguinte sobre a iniciativa: “A pedagogia que o MEM vem desenvolvendo privilegia as abordagens naturais (globais e genéticas) e as estratégias de descoberta (problemas e projetos) e de criatividade. Propõe-se a realizar um modelo sociocêntrico de educação, acelerador do desenvolvimento moral e social das crianças e dos jovens, através de ação democrática exemplificante, no decurso da educação formal. Valoriza o ensino mútuo e cooperativo como estratégia para as aprendizagens e para reforçar o sentido da cooperação no desenvolvimento educativo e social” [Niza, S. (2012). Escritos sobre a Educação. In A. Nóvoa, F. Marcelino & J. Ramos do Ó (orgs). Sérgo Niza: Escritos sobre a Educação. Lisboa: Tinta da China, s.d.].

Para saber mais sobre o Movimento da Escola Moderna, acesse http://www.movimentoescolamoderna.pt

no images were found