Professor do Liceo lança obra sobre a história de conceitos filosóficos

Publicado em 28 de fevereiro de 2024 às 12:06

O professor do Dante Eugênio Mattioli Gonçalves publicou no fim de 2023 o livro “Prudência Política: das origens aos golpes de Estado”, fruto de mais de dez anos de pesquisas acadêmicas que culminaram em seu doutorado em filosofia pela USP. A obra, organizada pela Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar), se debruça sobre a relação entre dois conceitos supostamente antagônicos na filosofia política: a virtude clássica da prudência, conectada a uma compreensão de moral e de justiça, e a ideia de golpe de Estado.

“O livro conta a transformação do conceito de prudência política na história da filosofia – desde a Antiguidade Clássica até o ápice do pensamento político moderno. Trata-se de um conceito que, originalmente pensado como grande virtude relacionada aos valores morais, com o passar do tempo passou a ser a base da primeira teoria sobre os golpes de Estado, que data do século XVII a partir das mãos do pensador francês Gabriel Naudé”, explica o professor de filosofia do 3º Liceo Scientifico do Dante

“A grande intenção é rastrear as origens dos termos e dos valores com os quais trabalhamos em política até hoje. Não é um trabalho sobre a contemporaneidade nem sobre o debate político atual, mas é um trabalho que se propõe a oferecer bases conceituais científicas rigorosas, para que possamos compreender o pensamento político hoje”, complementa o autor, cuja obra já foi utilizada como bibliografia de uma disciplina ministrada na graduação em filosofia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Professor do Dante Eugênio Mattioli Gonçalves lança livro “Prudência Política: das origens aos golpes de Estado”

O docente ainda ressalta a importância da filosofia na formação dos alunos do Liceo, uma vez que o componente curricular propicia o desenvolvimento de habilidades de diálogo e de debate, fundamentais para a realização do Esame di maturità, cuja aprovação premia o estudante com o diploma italiano ao término do curso. “Nesse sentido, o livro incide sobre a proposta de formação do Liceo, na medida em que áreas como a ética são fundamentais para a formação filosófica ofertada pelo curso. A ideia é ajudar a criar uma ligação entre um livro acadêmico com a realidade da escola.”

Por fim, o pesquisador afirma que espera deixar um legado ao Dante com a publicação de seu trabalho, que teve um exemplar doado à biblioteca do Colégio. “Gostaria que o livro servisse, sobretudo para a comunidade escolar, como um exemplo de que nós também somos agentes produtores de conhecimento, de que especialmente as ciências humanas não são um mundo distante da realidade – pelo contrário, elas são parte da nossa vivência, inclusive escolar. É o que todos nós pretendemos fazer, formando os alunos aqui no Colégio”, conclui o professor Eugênio, que também leciona storia aos alunos do 6º ano da Scuola Media e do 1º ao 3º Liceo.

Eugênio Mattioli Gonçalves é doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio de pesquisa realizado na Université Jean Moulin Lyon 3. Mestre em filosofia pela USP, com estágio de pesquisa realizado na Università degli Studi di Torino, é bacharel e licenciado em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desenvolve pesquisas em ética e filosofia política, tendo atuado como editor-assistente em periódicos científicos nacionais da área. É também membro permanente do grupo Ética e Filosofia Política do Renascimento da Anpof (Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia). Como docente, tem experiência no ensino de nível fundamental, médio, pré-vestibular e superior. Atualmente é professor de storia e filosofia do Liceo Scientifico do Colégio Dante Alighieri, pesquisador colaborador no Departamento de Comunicações da FEEC (Unicamp) e pesquisador do IESE Business School, campus São Paulo.