Silvana Leporace assume diretoria geral pedagógica

Publicado em 18 de fevereiro de 2013 às 14:47

A professora Silvana Leporace assumiu, em janeiro de 2013, o cargo de diretora geral pedagógica do Colégio Dante Alighieri. Até então, ela atuava como coordenadora do Serviço de Orientação Educacional (SOE).

Graduada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional e Magistério do 2º Grau pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a professora Silvana é especializada em Orientação Educacional, Orientação Vocacional e Psicopedagogia, além de pós-graduada em Educação em Saúde Pública.

Ex-aluna do Dante, ela começou a atuar profissionalmente no Colégio em 1981 como professora de recuperação no Ensino Fundamental. Em 1983, assumiu suas primeiras aulas como professora regente, ocupação à qual se dedicou até 1997, quando foi convidada a trabalhar como orientadora educacional. Em 2002, foi alçada ao cargo de coordenadora do Serviço de Orientação Educacional, função que exerceu até o fim de 2012.

A professora também realizou palestras e participou de diversos seminários, congressos e workshops relacionados à educação. Além disso, nos últimos anos, colaborou como fonte especializada para várias reportagens produzidas por diferentes veículos de comunicação.

A professora Silvana ainda integrou a comissão organizadora do IV Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula, evento realizado no Dante em 2012 e responsável pela presença de milhares de educadores de todas as partes do Brasil.

“Espero contribuir cada vez mais para manter o Colégio como uma referência de excelência em educação, como acontece desde sempre. Farei o possível para manter a tradição junto à modernidade, pois existem transformações sociais que a escola precisa acompanhar para atender aos alunos sempre dentro da realidade em que vivem. Sendo assim, continuaremos focando a formação do aluno por meio de conhecimentos sólidos e formação ética, grande objetivo da Escola para que eles se formem dispostos a contribuir para uma sociedade cada vez melhor e entrar no mercado de trabalho com qualidades que atendam a todos os requisitos”, salientou a professora.

A professora Silvana substitui o professor Lauro Spaggiari, que entrou no Dante em 1979 como professor de Italiano, cujo departamento, aliás, chegou a coordenar.  Na ascensão ao posto de diretor pedagógico, o professor Lauro ainda atuou como assistente de diretoria no Edifício Galileo Galilei, cargo que deixou em 2002 para assumir a Diretoria-Geral Pedagógica do Colégio, posição que ocupou com notável eficiência e dedicação.

Elenice Ziziotti assume coordenação do SOE

A professora Elenice Ziziotti, que atuou como orientadora educacional do 5º ao 9º ano de 2003 a 2012, assumiu o cargo de coordenadora do Serviço de Orientação Educacional no lugar da professora Silvana Leporace.

Seu ingresso no Dante se deu em 1995, quando desempenhou a função de professora substituta. De 1996 a 2002, trabalhou como professora da 4ª série do Ensino Fundamental I. Ela é graduada em Português e Inglês, bem como em Pedagogia, com pós-graduação em Psicopedagogia.

No decorrer da carreira, a professora realizou diversos cursos de especialização e atualização, tais como: “Extensão em Psicopedagogia do Desenvolvimento”; “A inclusão escolar e seus resultados”; “O cérebro vai à escola: um diálogo entre a Neurociência e a Educação”; e “Orientação sexual: o que professores e pais precisam saber”.

Em 2012, a professora Elenice apresentou, juntamente com a orientadora educacional Thatiana Segundo, a palestra sobre orientação de estudos “Ensinando a Estudar”, no IV Congresso ICLOC. Em 2013, participará do curso “Formação em Dislexia e Distúrbios de Aprendizagem”.

“Fico feliz com esse novo desafio e me sinto realmente privilegiada com a oportunidade de estar à frente de um departamento que conta com profissionais engajadas e competentes, que tanto contribuem para o engrandecimento de nossa Escola”, afirmou a professora Elenice.