Presidente do Dante lança livros durante feira literária

Publicado em 10 de outubro de 2013 às 19:15

O presidente do Colégio Dante Alighieri, dr. José de Oliveira Messina, lançou, em 21 de setembro, os livros “Ilustríssimo Senhor – Contos & Crônicas” e “Meus Pensamentos V”. A manhã de autógrafo fez parte da programação do último dia da XVI Feira do Livro, cuja abertura se dera em 14 de setembro. Toda a renda arrecadada com os dois livros foi destinada ao Projeto de Leitura Associação Maria Flos Carmeli.

Em “Ilustríssimo Senhor – Contos & Crônicas”, dr. Messina reúne textos sobre fatos  que viveu ou ouviu e outros com reflexões que vem tecendo no decorrer da vida. O primeiro texto, por exemplo, faz menção a uma história que o presidente do Dante ouviu de um grande amigo em tempos de faculdade. “Mas também há textos sobre o que vivi na infância e o que o meu pai contava de sua terra, a Sicília, além de fatos que ocorreram no ano passado”, explicou. A introdução da obra foi escrita por Anna Maria Martins, membro da Academia Paulista de Letras. “Embora de realização aparentemente fácil, o conto, ou a crônica, exige do autor requisitos próprios a esse gênero de obra literária ou jornalística. Ilustríssimo Senhor  – Contos e Crônicas, […] inserido no contexto a que se propõe, desperta emoção e prazer intelectual.”

Já na quinta publicação da série “Meus Pensamentos”, dr. Messina oferece curtas reflexões sobre temas como ética, música, infância e educação. “Essas máximas aparecem espontaneamente, no dia a dia, em momentos variados. São conceitos importantes a serem transmitidos, e, por isso, tenho caneta e papel em todas as partes da casa para não esquecer as reflexões”, contou dr. Messina. O responsável pelo prólogo do livro foi Ives Gandra da Silva Martins, membro da Academia Paulista de Letras. “É, como filósofo, todavia, no estilo dos verdadeiros pensadores, que conseguem colocar, em poucas linhas, profundas reflexões sobre a vida e sobre o homem, que José, aos 80 anos, possibilita a seus amigos e leitores aprofundar a meditação sobre nossa passagem por esse mundo.”

Com essas duas publicações, o presidente do Dante chega a 12 obras escritas, entre livros sobre poesia, reflexões, crônicas e Direito, área em que se formou e atuou profissionalmente. “Estou pensando em retratar, no próximo livro, as mudanças nos hábitos no decorrer do tempo, objetivando separar o ‘anteontem’, o ‘ontem’ e o ‘hoje’, cada qual representando um período distinto. Hoje em dia, por exemplo, os jovens não aproveitam os finais de semana como o faziam durante a minha adolescência”, revelou dr. Messina. “Dos encontros na troca de experiências colhiam-se frutos saborosos que confirmavam os valores que nos eram transmitidos pelos nossos pais e a escola.”

Repercussão

“Estimado José Messina,

Recebi o livraço ‘Ilustríssimo Senhor’. Bom de cabo a rabo dentro dos temas que muito aprecio. Parabéns. O Senhor está mais do que merecedor de ser nosso confrade na Academia.

Abraços e admiração.”

Francisco Marins, escritor e membro da Academia Paulista de Letras

“Caro amigo José de Oliveira Messina,

Venho agradecer-lhe a oferta de seu belo livro de contos e crônicas, com cativante dedicatória.

Comecei a leitura deste agradável livro pelo primeiro conto. Por ele, pode-se avaliar seus méritos de escritor. Parabéns.”

Célio Debes, advogado e membro da Academia Paulista de Letras

“Caríssimo Messina:

Acabo de ler seu mais recente livro, o ‘Ilustríssimo Senhor…’ E me diverti muito com essas reminiscências formatadas em contos e crônicas, bem como com o texto temperado com os italianismos sicilianos, que o permeiam.”

Paulo Nathanael Pereira de Souza, professor e membro das Academias Paulistas de Educação, de História e de Letras, entre outras.

“Ilustre Presidente, caro Amigo,

É com grande alegria que confirmo o recebimento de mais um dos filhos de sua ‘biblioteca silenciosa’, desta vez dos recentes contos e crônicas, reunidos em ‘Ilustríssimo Senhor…’, enriquecendo a notável bibliografia do festejado escritor! Foi com imenso prazer que li os contos ‘soltos’, mas sempre ligados pela ideia do notável italiano-paulistanismo, de tão gratas afirmações. É um livro para jovens e velhos e lhe agradeço de coração pela gentil oferta.

Um abraço do seu sempre admirador Erwin Theodor Rosenthal”

Erwin Theodor Rosenthal, professor e membro da Academia Paulista de Letras

“Querido colega,

Sempre muito agradeço da sua gentileza. Tive imenso prazer de ler este teu livro de histórias e contos, que achei-as muito interessantes e verdadeiras. Ao meu ver, o livro foi muito bem planejado. As histórias são descritas de uma maneira leve, suave, alegre e em alguns casos até cômica. Alguns episódios dos primeiros anos do século XX são verdadeiros e bastante conhecidos.

Eu pessoalmente conheci situações engraçadas e semelhantes por você escritas. Lembrei-me de algum fato acontecido com pessoas bastante próximas de mim. É tão suave e gostoso de ser lido, que procurei tomar nota de certas frases em dialeto do sul da Itália que tão bem conheço. Certas frases em certos casos têm também um sentido um pouco irônico. Espero que este teu livro faça bastante sucesso, pois é muito suave, alegre e repousante.”

Maria Antonietta Montini, ex-aluna do Colégio Dante Alighieri