Papa títulos: dantianos vencem Torneio Dante de basquete feminino sub-18 e masculino sub-16

Publicado em 20 de junho de 2022 às 17:33

De fato, é campeão! Entre os dias 2 e 3 de junho, a equipe feminina de basquete sub-18 e a equipe masculina de basquete sub-16 venceram o Torneio Dante disputado aqui no Colégio. Esses foram o segundo título de basquete feminino e o terceiro título de basquete masculino do Esportes do Dante no ano!

Torneio Dante de basquete feminino sub-18

A equipe feminina de basquete sub-18 do Dante foi campeã do Torneio Dante! A competição foi disputada pelos times que representavam os seguintes colégios: Campos Salles, Dante Alighieri e Friburgo.

O primeiro jogo aconteceu no dia 2 de junho entre o Colégio Dante e o Friburgo. As dantianas deram conta do recado e venceram a partida pelo placar de 35 a 10, garantindo assim a vaga para a final.

A grande decisão aconteceu no dia 3 de junho, entre o Colégio Dante e o Campos Salles, visto que ambos os colégios superaram o Friburgo nas semifinais. Sem sentir a pressão, as nossas atletas ganharam o jogo por 40 a 20, consagrando-se campeãs do Torneio Dante!

“Elas conseguiram colocar em prática tudo aquilo que nós estamos treinando: movimentação, jogadas e recuperação de bola. Elas também mostraram muita força de vontade. Mas a principal virtude do time é a amizade e união: elas formaram um grupo forte dentro e fora da quadra”, frisa o técnico Rafael Souza.

A competição acontece de dois em dois anos, logo para as jogadoras da 2ª e 3ª série do Ensino Médio este foi o último Torneio Dante de que participam, o que tornou a vitória ainda mais especial. “Estávamos muito nervosas para jogar e ganhar, e, para mim, o título foi muito emocionante porque este ano irei me formar no Colégio, então foi meu último Torneio Dante. Somos um time unido: todas querem se ajudar e trabalhar para evoluir juntas. Além disso, somos uma equipe empenhada e com muita qualidade; agora é trabalhar para aprimorar as jogadas e consertar alguns erros nos treinos”, conta a armadora Laura Ruotolo Silva Souza, da 3ª série C.

As campeãs:

Ana Carolina Yasuda Sampaio (9º F); Ana Luiza Murad Moreira (9º H); Gabriela Ferraz do Amaral de Toledo Santos (2ª série D); Gabriela Salemi Taleb (2ª série G); Giovanna Bastos Fioretto (2ª série G); Isabela Abbud Silva (1ª série E); Isabela Agostinho Damasceno (1ª série D); Juliana Reichenbach Pereira de Sousa (9º A); Laura Franchini Placido (9º C); Laura Ruotolo Silva Souza (3ª série C); Maria Carolina de Prospero Pecego (3ª série C); Sabrina Parra Nunez (9º C); Sophia Tuma Correia Lima (2ª série G); Victoria Mussolin Freire (2ª série H); Yasmin Shiwa Bosso (1ª série C).

Torneio Dante de basquete feminino sub-18

Torneio Dante de basquete masculino sub-16

A equipe masculina de basquete sub-16 também venceu o Torneio Dante! A competição iniciou-se no dia 31 de maio (terça-feira) e foi disputada por três colégios: Dante Alighieri, Etapa e Graded School.

O primeiro embate ocorreu entre o Colégio Dante e o Etapa. Sem maiores dificuldades, a nossa equipe superou o adversário e venceu a partida por 56 a 39, carimbando seu lugar na grande final.

A decisão foi no dia 3 de junho, sexta-feira, e o oponente da vez foi o Graded School, que assim como o Dante também venceu o Colégio Etapa. Fazendo um jogo tático inteligente, o Dante ganhou o confronto por 49 a 21, garantindo mais um troféu para o Esportes.

“O trabalho que vem sendo feito está forte. Apesar de termos demorado um tempo para abrir o placar na final, quando conseguimos, fizemos com certa consistência. A intensidade, a defesa e o trabalho de transição dos meninos foram excepcionais. Eles são aplicados nos treinamentos e formam um grupo responsável, com muita garra e vontade de vencer e convencer, principalmente dentro de casa”, revela o técnico Eduardo di Angelis.

Para o jogador Bruno Durante Teixeira, o que foi determinante para a vitória foi o trabalho coletivo, o foco, a dedicação e a vontade de vencer: “sempre conversamos antes dos jogos para nos alinharmos e conseguirmos trabalhar em equipe. Nada do que foi feito no jogo já não tinha sido feito anteriormente nos treinos e o técnico Edu sempre ajuda na leitura de jogo. O resultado é fruto do trabalho, mas no jogo nossa equipe sempre irá fazer de tudo e mais um pouco para sair com a vitória. Ser campeão é o que todos querem”.

Torneio Dante de basquete masculino sub-16

Os campeões:

Arthur Tenore Correa Vianna (1ª série F); Bruno Durante Teixeira (2ª série E); Elias Mendes Nazar (1ª série H); Gabriel Mentone Franco (2ª série C); Gianluca Palomba (1ª série J); Gustavo Ghilardi Leão (1ª série H); Henrique de Oliveira Mendes (1ª série H); João Elias Fraguas Azevedo (1ª série I); Matheus Petinis de Mattos Lourenço (1ª série I); Samer Hikmat Nasser (1ª série J); Thomas Queiroz Ramon (1ª série F); Youssef Bittencourt Zaitune (1ª série B).