Palestra sobre corrupção com o dr. Wálter Fanganiello

Publicado em 29 de maio de 2018 às 14:52
Categorias: , ,

No dia 23 de maio o Dante recebeu o ilustríssimo dr. Wálter Fanganiello Maierovitch, desembargador, jurista e professor de direito. Wálter é um profundo conhecedor do crime organizado transnacional e da luta contra a corrupção na Itália e no Brasil e, no auditório Miro Noschese, contou a história da operação Mãos Limpas (Mani Pulite), que aconteceu em 1992 na Itália revelando um esquema de propinas entre empresários e políticos, o que levou à extinção de todos os partidos existentes no país à época. A operação inspirou a Lava Jato no Brasil. A data da visita também não foi aleatória: no dia 23 de maio de 1992, o juiz Giovanne Falconi, que liderava a Mãos Limpas, foi morto em um atentado realizado pelo grupo mafioso Cosa Nostra, de Palermo, na Sicília.

“A corrupção é um fenômeno muito antigo e o crime organizado é um fenômeno sem fronteiras. Sem cooperação internacional, é impossível combatê-los”, explicou o dr. Wálter. “Por mais que se julgue e prenda os corruptos, se não houver uma nova cultura e novos instrumentos de fiscalização, não haverá mudança”, concluiu ele, afirmando que o alicerce básico para o fim da corrupção é a prerrogativa de que todos são iguais perante a lei.

Participaram da palestra alunos da 2ª série do Ensino Médio, que puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas no final da apresentação. Os estudantes participaram bastante, mostrando-se muito interessados e informados sobre o assunto. O presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, esteve presente no evento, assim como os professores Carlos Roberto Diago, coordenador de História, Filosofia e Sociologia do Colégio; e Jackson Fergson Costa de Farias.

, ,