Dantianos debatem cursos de férias no exterior

Publicado em 1 de março de 2013 às 14:40

Representantes da empresa Study Vacation, especializada em intercâmbios, realizaram, nos dias 19 e 20 de fevereiro, a apresentação de dois cursos de férias programados para julho de 2013. Um deles será realizado na Califórnia, nos Estados Unidos, e o outro, na Inglaterra. Lúcia Iazzetti, uma das representantes da empresa responsável pelas viagens, fará um plantão de atendimento no Dante nos dias 26 e 27, terça e quarta-feira. No primeiro dia, receberá pais e alunos das 7h às 12h; e, no segundo, das 7h às 13h.

Estados Unidos

Um dos cursos terá o apoio da California State University – Fullerton, com atividades destinadas a alunos de 13 a 17 anos e divididas para dois públicos distintos. Um desses grupos reúne os alunos que fazem aula no Dante High School. Estes participarão do Academic Program, que, em lugar das aulas tradicionais de língua, oferecerá um conteúdo agregador ao que eles aprendem no High School, envolvendo a cultura estadunidense e assuntos como a escrita acadêmica e debates. As aulas serão dadas por professores universitários, o que lhes possibilitará uma rica vivência com o meio acadêmico. Ainda dentro do Academic Program, alunos com níveis de conhecimento muito altos, ou que já participaram do curso no ano passado, terão atividades mais avançadas.

Os alunos que não fazem parte do Dante High School seguirão o roteiro do American Language Program, que contempla conceitos mais básicos da língua e da cultura dos Estados Unidos. Antes de iniciarem o curso, todos os alunos desse grupo realizarão dois testes para a divisão das turmas conforme o nível de conhecimento de cada um (do Básico ao Avançado).

Lúcia explicou que, por meio de testes preparatórios, constatou-se uma grande evolução dos 54 alunos do Dante que participaram do programa em 2012. “Estima-se que o aprendizado nesse mês equivalha a um semestre no Alumni. No ano passado, os alunos daqui tiveram evolução de conhecimento de aproximadamente 30%”, explicou.

Sem prejuízo do entretenimento, os alunos também irão a diversos espaços culturais e de lazer, como a Disneyland (primeiro parque criado por Walt Disney), o Warner Bros Studios e o Universal Studios, além do museu de cera Madame Tussaud e jogos de beisebol e futebol. Nos últimos dias, já findado o curso, todos irão para São Francisco, onde participarão de diversas atividades de lazer.

Os estudantes ainda terão, desde o início, a companhia da coordenadora do Dante High School, profª Rossella Beer, e do assistente de diretoria prof. Luis Patrício. “Acompanhei a viagem em 2012 e achei o curso extremamente positivo. Os alunos aprenderam muito e, importante, também se divertiram muito. Não ouvi uma reclamação sequer deles”, afirmou a professora Rossella.

De acordo com o calendário da empresa, o embarque para os Estados Unidos ocorrerá no dia 29 de junho. O retorno está previsto para o dia 25 de julho.

Inglaterra

Na Inglaterra, a viagem será realizada com suporte do Cheltenham Ladies’ College, escola fundada em 1853. O curso, destinado a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio, terá o conteúdo distribuído em seis níveis, que serão preenchidos de acordo com o conhecimento dos participantes. As professoras Ruth Fernandes Silva e Semíramis Prado Toledo acompanharão os alunos na viagem.

Em saídas regulares para Londres, eles assistirão a uma troca de guarda no palácio de Buckingham (casa oficial da rainha Elizabeth II), visitarão o Big Ben e a abadia de Westminster, entre outros. Além do curso intensivo, os alunos terão diversas atividades de integração e lazer, como a prática de dança e fotografia, e a participação em competições esportivas.

Nos últimos dias, eles viajarão a Paris e conhecerão diversos pontos turísticos e culturais, como a Torre Eiffel, o Champs Elysées, a catedral de Notre Dame e o museu do Louvre.

A viagem à Inglaterra deve começar no dia 3 de julho. O retorno está previsto para o dia 31.