Pe. Juarez fala de ressurreição aos alunos da Crisma

Publicado em 8 de abril de 2013 às 9:28

Os alunos da crisma do Colégio Dante Alighieri receberam, no dia 4 de abril, o padre Juarez de Castro no auditório Guglielmo Raul Falzoni. Aproveitando a celebração da Páscoa, que caíra no fim de semana anterior à vinda de Juarez, o sacerdote tratou do tema ressurreição.

De acordo com a coordenadora da Crisma, Valéria Torrezan, o tema foi abordado, entre outras razões, pelo fato de os alunos terem assistido ao filme “A Paixão de Cristo” recentemente e poderem ter entendido a ressurreição apenas de modo superficial.

“O filme, que mostra as últimas horas da vida de Jesus Cristo, mostra muita dor. E os alunos podem acabar entendendo a ressurreição apenas como a dor, sendo que ela representa o caminho para algo muito maior. A ideia é que, com a aula, eles possam perceber o que Cristo e a ressurreição representam em nossas vidas”, explicou.

O padre Juarez explicou diversos fatores diretamente relacionados ou não à ressurreição. Um deles é o fato de a Páscoa, em sua essência, ser celebrada há pelo menos 5 mil anos. “A Páscoa tem um grande contexto histórico e já existia 3 mil anos antes da chegada de Jesus. Ela representa a celebração judaica ‘Pessach’, que significa ‘Passagem’, referente à libertação dos escravos judeus no Egito [aproximadamente em 1280 a.C.]”, explicou.

Para Valéria, o padre Juarez, que vem ao Colégio proferir aulas há anos, é indicado para conversar com os adolescentes pelo seu carisma e pelo modo de lidar com eles. “Aproveitamos o fato de ele ser uma pessoa tão carismática para tratar desse tema tão importante, algo que estimula o interesse dos alunos no assunto. Também fizemos o convite para ele falar da ressurreição pelo fato de os alunos ainda não o conhecerem. Estamos planejando que ele venha dar uma missa explicada a eles, e agora todos sabem quem é o padre que estará à frente da aula”, afirmou Valéria.