Orientadora fala de publicidade infantil consciente

Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 14:42
Categorias: ,

A orientadora educacional Thatiana Segundo foi convidada, no fim de 2012, a gravar um depoimento para a campanha Somos Todos Responsáveis, que discute a influência da mídia na formação do público infantil. Uma das propostas dos profissionais envolvidos é demonstrar uma série de práticas realizadas por pais, educadores e especialistas na educação das crianças.

No vídeo, publicado no portal da campanha em janeiro, Thatiana aborda o consumismo e fala de uma atividade realizada anualmente com alunos do 8º ano no Dante. “Primeiro, passamos um vídeo para que eles diferenciem consumismo de consumo. A partir do vídeo, promovemos uma reflexão sobre os motivos, causas e consequências do consumismo”, explicou a orientadora. Em seguida, os alunos assistem a outras propagandas para a realização de uma análise crítica. “Eles tentam descobrir o que está por trás de uma propaganda de televisão, ou de revista, ou qual é a mensagem existente em uma sacola ou em uma roupa.”

Thatiana destaca, em seu depoimento, que os alunos devem analisar a diferença entre necessidade e desejo, e que os pais devem estimular a formação consciente de seus filhos – o que pode envolver negar pedidos das crianças. “É algo muito difícil, pois nenhum pai quer ver seu filho frustrado. Mas a frustração faz parte do processo de crescimento, e é importante ter clareza dos valores que você quer transmitir para os seus filhos e fazer isso com muita segurança e diálogo, pois, com o adolescente, o embate não traz resultados positivos.”

A campanha Somos Todos Responsáveis é organizada pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade. Diversos especialistas e conhecedores do público-alvo infantil já gravaram depoimentos para o projeto, entre os quais o cartunista Mauricio de Sousa e o filósofo e educador Mario Sergio Cortella.

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!