No projeto Viva a Mata 2010, ex-dantiano e aluno do Dante expõem trabalho apresentado na Febrace 8

Publicado em 26 de maio de 2010 às 19:34

A edição de 2010 do projeto Viva a Mata, realizada no parque Ibirapuera entre os dias 21 e 23 de maio, contou com a participação de Michel Lutaif, aluno da terceira série do Ensino Médio, e do ex-aluno Edgar Righi. Ambos são responsáveis pelo projeto “Pirólise de Lixo Urbano”, orientado pelo professor Rodrigo da Silva Viana, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, e coorientado pela professora Sandra Miceli Sicchierolli Cintra, do Departamento de Química do Colégio.

“Pirólise do Lixo Urbano” é um trabalho baseado nos problemas de logística e armazenamento do lixo da cidade de São Paulo, núcleo populacional que produz mais de 16 mil toneladas diárias de dejetos, responsáveis pela liberação de substâncias nocivas ao meio ambiente em processos comuns de destruição. Apresentada ao público do evento, a proposta de Michel Lutaif e Eduardo Righi consiste na elaboração de reatores de pirólise, instrumentos capazes de gerar mais energia do que consomem e de produzir gases inflamáveis e combustíveis líquidos, soluções que poderiam alterar a destinação do lixo urbano, tornando-a mais econômica e menos prejudicial ao meio ambiente.

Organizado anualmente pela Fundação SOS Mata Atlântica desde 2005, o projeto Viva a Mata promove atividades – como debates, exposições, painéis e palestras, entre outras – dedicadas a favorecer iniciativas em prol do meio ambiente. Na ocasião, Lutaif e Righi ainda foram premiados com livros, camisetas e materiais da ONG, presidida pelo ex-aluno Roberto Klabin.