Museu destaca Dia Internacional do Urso Polar

Publicado em 18 de março de 2019 às 11:18
Categorias:

Você sabia que os ursos-polares não têm o pelo branco? Sabia que eles podem nadar por muitos quilômetros, mas só conseguem caçar em “terra firme”, no gelo? E sabia que eles têm sua própria data comemorativa? Pois é! O Dia Internacional do Urso-Polar acontece em 27 de fevereiro, e, apesar de serem animais fascinantes e queridos, os pobrezinhos estão correndo sérias ameaças. Por isso, a equipe do Museu de História Natural do Dante aproveitou a data para fazer uma ação educativa especial, usando atividades lúdicas para alertar os alunos sobre como o aquecimento global, a poluição dos oceanos e a caça ilegal estão afetando os ursos-polares e todo o ecossistema ártico, onde eles vivem.

“Os ursos começaram a invadir as cidades porque falta alimento em seu hábitat natural. As geleiras estão derretendo e ficando menores a cada ano, dificultando a caça para eles. A caça ilegal de focas também provoca fome, porque elas são o principal alimento do urso-polar”, explica Ana Maria Thiago Souza, bióloga. “Os ursos-polares invadiram uma ilha habitada na Rússia em busca de alimento. Eles são vários e estavam andando juntos, o que também é um sinal de desequilíbrio, já que naturalmente os ursos são animais solitários e não vivem em bandos. Esse não é um comportamento esperado deles”, conta ela.

As crianças aprenderam que os ursos-polares ficam no polo norte e os pinguins no polo sul, então eles não se encontram, e também puderam conferir muitas dicas sobre como fazer sua parte e ajudar na preservação dos ursos, mesmo que de longe (confira na lista abaixo). Antes de ir para casa, eles ainda fizeram máscaras de urso-polar, que podiam usar para brincar e até pular o Carnaval. Foram distribuídas cerca de 200 máscaras!

O que você pode fazer para ajudar no combate ao aquecimento global

– Descartar o lixo adequadamente

– Plantar árvores nativas

– Andar mais a pé