Módulos de Geografia abordam conflitos pelo mundo

Publicado em 10 de setembro de 2014 às 16:08

O Departamento de Geografia do Colégio Dante Alighieri realizou dois módulos, em agosto e setembro, para abordar importantes conflitos geopolíticos que ocorrem na atualidade. Coube ao professor Marcelo Spinola da Silva comandar as atividades voltadas para a 3ª série do Ensino Médio.

“Quando voltei das férias de julho, propus ao professor Everaldo (Marino Vellardi, coordenador do Departamento de Geografia) um módulo sobre os conflitos entre árabes e israelenses. Mas, em seguida, pensei que havia outros conflitos que poderiam ser englobados, pois eram assuntos interligados. Então, resolvemos fazer dois módulos”, explicou o professor Marcelo.

Assim, em 26 de agosto, o professor ministrou o módulo “A longa história do conflito árabe-israelense”. Na ocasião, Marcelo traçou um histórico do conflito, passando pela narrativa bíblica de Abraão para observar a origem histórica comum dos dois povos.

“Tratei ainda do contexto do conflito desde a época do Império Romano até os dias atuais, com os confrontos mais recentes na Faixa de Gaza. Dediquei especial atenção à Guerra dos Seis Dias, ocorrida em 1967. Enfim, nos dois módulos, procurei observar um histórico, sempre pensando nas questões que podem aparecer no vestibular”, afirmou Marcelo Spinola.

Em 2 de setembro foi realizado o módulo “Guerras, revoluções, tensões: os principais conflitos no mundo em 2014”. Inicialmente, o professor Marcelo falou sobre o Líbano, país do Oriente Médio que sofre com os conflitos nas nações vizinhas (principalmente na Síria), recebendo um grande fluxo de refugiados. Além disso, parte do seu território é dominada pela organização Hezbollah.

Já o Irã é inimigo declarado dos EUA e de Israel, a quem tem como principal alvo de um potencial ataque. Os norte-americanos alegam que o país desenvolve tecnologia nuclear com fins bélicos. Entretanto, os iranianos argumentam que enriquecem urânio apenas para questões energéticas.

No Iraque e na Síria, atua o grupo radical Estado Islâmico (EI, antigamente chamado de ISIS – Estado Islâmico do Iraque e do Levante). A guerra civil na Síria e os problemas enfrentados pelos curdos também mereceram destaque. Outros focos de conflito abordados pelo professor Marcelo foram a Caxemira (Índia x China e Índia x Paquistão), a Ásia Oriental (Taiwan x China), Coreias (Coreia do Norte x Coreia do Sul), Sudão (disputa de recursos naturais e conflitos religiosos entre Sudão e Sudão do Sul), República Democrática do Congo (conflitos civis), a Ucrânia (protestos internos e conflito com a Rússia) e a Nigéria (sede do grupo extremista Boko Haram).

Ebola

Uma parte do módulo foi toda dedicada ao atual surto de ebola que ocorre, principalmente, no continente africano – mais precisamente em países da África Ocidental, como Serra Leoa, Libéria e Guiné. Após uma introdução ao assunto feita por Marcelo Spinola, ressaltando a questão geográfica da região onde se dá a maior incidência da doença, a professora Paula Reis, de Biologia, falou aos alunos.

“Enquanto o ebola estava restrito à África, ninguém da indústria farmacêutica estava muito preocupado em encontrar soluções para a doença. Contudo, agora, o ebola passou a ser um temor mundial”, apontou a professora Paula, destacando a importância de os alunos buscarem informações confiáveis sobre a doença e não acreditarem em boatos espalhados na internet.

Em seguida, a professora Paula explicou a estrutura do ebola (um vírus de RNA), as formas de transmissão (por meio de contato com secreção mucosa) e os sintomas (febre, coriza, fraqueza muscular, dor de cabeça e garganta). Por fim, ela falou a respeito do desenvolvimento da vacina ZMapp.

A parceria entre os departamentos de Geografia e de Ciências da Natureza e Biologia para abordar o ebola com os alunos se repetiu em 3 de setembro, quando os dantianos assistiram ao filme “Contágio” e conversaram sobre a doença com o dr. Nilton Cavalcante, médico do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, que atua há mais de 30 anos na área.

no images were found