Módulo de História aborda doutrinas e eleições norte-americanas

Publicado em 3 de outubro de 2012 às 14:08
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O Departamento de História do Colégio Dante Alighieri acatou a sugestão de um aluno da 3ª série do Ensino Médio e promoveu, em 2 de outubro, o módulo “História das Doutrinas Americanas”. Além de entenderem as doutrinas utilizadas pelos Estados Unidos em sua política externa ao longo da história, os cerca de 90 estudantes das três séries do Ensino Médio também receberam informações sobre o sistema eleitoral e sobre as eleições presidenciais norte-americanas.

A primeira parte do módulo foi ministrada pelo professor Lucas Kodama, que falou em um “imperialismo americano”, citando e explicando teorias como a Doutrina Monroe, o Destino Manifesto, o Corolário Polk e o Big Stick, todas do século XIX, época em que os EUA tinham como prioridades de sua política externa a América Latina e o Pacífico.

Lucas Kodama também tratou das doutrinas surgidas no século XX: a Política da Boa Vizinhança (utilizada inclusive com o Brasil, durante a Segunda Guerra Mundial), a Doutrina Truman (de contenção do socialismo), a Aliança para o Progresso (de John Kennedy, também para conter o avanço do socialismo, mas por meio de incentivos econômicos a outros países) e a Operação Condor (na qual os Estados Unidos patrocinaram as ditaduras militares na América do Sul).

Como traço característico a pontilhar todo esse panorama, o professor apresentou uma diferença de postura entre os dois principais partidos dos EUA: em geral os democratas implantaram políticas externas menos agressivas, enquanto os republicanos desenvolveram doutrinas mais rigorosas, quase sempre utilizando-se da força.

Assim, por exemplo, o democrata Jimmy Carter ficou conhecido por retirar o apoio dos EUA às ditaduras militares, mas não conseguiu a reeleição por sua política ser considerada “frágil” pela população norte-americana. Já os republicanos Richard Nixon e Ronald Reagan investiram pesado no setor bélico do país.

Esse mesmo contraste foi apresentado pelo professor ao comparar os governos de George Bush (pai) e George W. Bush — que levaram os EUA, respectivamente, à Guerra do Golfo e às guerras do Iraque e do Afeganistão — com o do democrata Bill Clinton. Quanto ao atual presidente, Barack Obama, Lucas Kodama citou o receio de se retirarem as tropas norte-americanas do Iraque e do Afeganistão, apesar das promessas feitas nesse sentido.

Encerrando a primeira parte do módulo, Lucas Kodama apresentou um mapa da presença das tropas norte-americanas no mundo e um vídeo sobre o treinamento de contraguerrilha dado pelos Estados Unidos na época das ditaduras militares.

Eleições e debate

Na segunda parte do módulo, o professor Jackson Farias explicou que, devido aos seus mecanismos de funcionamento, o sistema eleitoral dos Estados Unidos passa a impressão errônea de que existem apenas dois partidos no país (Democrata e Republicano), uma vez que são eles que conseguem os apoios necessários para a disputa das eleições.

A partir daí, o professor apresentou as origens dos dois partidos, mostrando também algumas curiosidades de suas histórias, bem como as linhas ideológicas que seguem. Sobre o cenário atual da política americana, Jackson Farias comentou que Barack Obama chegou à presidência carregando uma forte expectativa, mas que, de certa forma, decepcionou por não ter conseguido superar problemas como a crise econômica.

Entretanto, Jackson deixou no ar a pergunta: o democrata Obama não conseguiu resolver o problema da crise, mas será que os republicanos, representados por Mitt Romney, terão alguma alternativa para criar uma solução?

Assim, teve início o debate, com a abertura para questões e opiniões dos alunos. Dentro do tema eleições, houve discussões até mesmo sobre os pleitos municipais do Brasil. “O importante do módulo é isso mesmo: mostra que vocês (alunos) querem perguntar, discutir, dar opinião”, afirmou o professor Jackson, lembrando que a ideia do módulo surgiu de um estudante.

Vinícius de Oliveira Silva, da 3ª série B, foi quem sugeriu o tema ao Departamento de História. “Tenho muito interesse pelo tema das eleições americanas. Mas é um assunto do qual não se fala tanto. Então, procurei o Departamento de História e sugeri a eles um módulo sobre isso. Eu já até tinha uma noção do assunto, mas o módulo deixou tudo mais claro”, disse o estudante.

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