Módulo de Geografia aborda questão da crise hídrica no Brasil e no mundo

Publicado em 17 de junho de 2015 às 11:08

O Departamento de Geografia do Colégio Dante Alighieri realizou, no dia 15 de junho, um módulo para os alunos da 3ª série do Ensino Médio sobre a crise hídrica no Brasil e no mundo.

Com o propósito de analisar dois momentos distintos da crise, o módulo apresentou o tema apontando, primeiramente, as causas que levaram à escassez de água e, em segundo, as soluções que podem ser tomadas para prevenir um problema maior no Brasil e em outros países.

Foram apresentados 24 slides com gráficos, tabelas e desenhos que ajudam a ilustrar a gravidade da situação, mostrando as diferenças, por exemplo, de uma bacia hidrográfica antes e depois da crise, assim como problemas que, de modo similar, afetam o abastecimento de uma cidade, como a poluição dos rios.

“Além de ser um tema importante para os vestibulares, o que nós queríamos era que ficasse na consciência dos alunos que outros caminhos poderiam ter sido tomados para evitar crises como essa”, afirmou o professor Everaldo Vellardi, coordenador do Departamento de Geografia. “É importante revermos nosso comportamento para traçar um planejamento, visando evitar problemas como o que foi tratado no módulo”, completou.