Mão na massa: primeira atividade da Dante em Foco em 2018

Publicado em 5 de fevereiro de 2018 às 12:56

A Dante em Foco começou o ano de 2018 com a mão na massa. No primeiro dia de aula da oficina de jornalismo, na companhia dos professores Barbara, Adriano e Henrique, os alunos participaram de uma atividade em que realizaram entrevistas reais.

O estúdio móvel da Dante em Foco foi estacionado em frente à Fiesp, na avenida Paulista, onde os alunos puderam convidar pessoas que passavam pela região para uma rápida entrevista sobre um tema escolhido pelos próprios alunos.

Os dantianos, que estão no 8º e no 9º ano do Ensino Fundamental, foram divididos em grupos de 3 alunos: um repórter, um produtor e um câmera. A tarefa do repórter era elaborar e fazer as perguntas. Já o produtor deveria encontrar as pessoas para a entrevista e convidá-las a participar. O câmera, por sua vez, ficou responsável pela autorização de uso de imagem, que deveria ser assinada por todos os entrevistados. Além disso, também era tarefa do câmera filmar as entrevistas.

O objetivo da atividade, além de abordar e convidar as pessoas para a entrevista, era criar uma pauta de relevância, com aproximadamente 5 perguntas sobre um tema à escolha relacionado ao local em que estavam. Alguns grupos, por exemplo, resolveram verificar as exposições em cartaz na Fiesp para usá-las como pauta e, assim, buscar frequentadores que estivessem saindo das mostras.

A atividade teve aproximadamente uma hora de duração e o conteúdo estará disponível na TV Dante (veja no link: https://www.colegiodante.com.br/publicacoes/tv-dante/).